Rafaela Silva perde disputa do bronze para japonesa no judô
Judoca brasileira não conseguiu medalha nos Jogos de Paris
Rafaela Silva foi derrotada por Haruka Funakubo na disputa da medalha de bronze do judô feminino (categoria até 57kg) das Olimpíadas 2024 nesta segunda-feira (29), na Arena do Campo de Marte, em Paris. Assim, medalhista de ouro dos Jogos do Rio em 2016 não conseguiu seu segundo pódio na história.
Como foi disputa do bronze de Rafaela Silva nas Olimpíadas?
A luta começou com Rafaela Silva tomando a iniciativa e tentando duas entradas em menos de 20 segundos. No entanto, a luta ficou mais tensa e tanto a brasileira quanto a japonesa tomaram shido em sequência. Com muitas disputas no chão e tentativas de imobilização falhas, o combate só foi definido no Golden Score.
No tempo extra, Haruka Funakubo foi mais ativa e a brasileira levou a segunda punição por falta de combatitividade logo no início. A japonesa então conseguiu levar a luta para o solo e dominou as ações contra uma Rafaela aparentemente desgastada, que foi atingida no olho e pediu paralisação. No retorno, a brasileira conseguiu boas entradas e fez com que Funakubo também recebece seu segundo shido, mas voltou a ser punida por "mergulho" e acabou derrotada na disputa do bronze.
O ouro ficou com a canadense Christina Deguchi, enquanto a prata foi para a corenana Mimi Huh. Rafaela Silva ainda integrará a Seleção Brasileira na disputa por equipes nas Olimpíadas de Paris, e volta ao tatame no dia 3 de agosto, contra o Cazaquistão.