Morre Maguila, ícone do boxe brasileiro, aos 66 anos
Maguila foi um dos maiores nomes do boxe brasileiro, lutando profissionalmente entre 1983 e 2000

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos. O ex-pugilista sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma condição neurodegenerativa similar ao Alzheimer, que acomete muitos atletas de esportes de impacto devido aos repetidos golpes na cabeça. A notícia foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, ao programa "Balanço Geral", da Record.
Maguila vivia há mais de sete anos em uma clínica em Itu, no interior de São Paulo, onde recebia cuidados devido à evolução da doença, também conhecida como "demência pugilística". A enfermidade, progressiva e incurável, é diretamente relacionada aos danos acumulados ao longo de sua carreira de duas décadas no boxe. Em uma de suas últimas aparições públicas, em 2022, Maguila falou ao GE: "Quero mandar um abraço para todo o povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem e fiquem tranquilos. Só não posso mais lutar, mas estou bem".
Sua esposa, Irani, também falou sobre os cuidados que ele recebia: "Ele tem uma doença degenerativa e progressiva, mas temos uma equipe que cuida dele 24 horas. A cada dia vemos o carinho que as pessoas têm por Maguila".
Maguila foi um dos maiores nomes do boxe brasileiro, lutando profissionalmente entre 1983 e 2000. Em 85 lutas, obteve 77 vitórias, 61 delas por nocaute, além de sete derrotas e um empate técnico. Enfrentou grandes nomes do boxe mundial, como Evander Holyfield e George Foreman. Nascido em 11 de julho de 1958, em Aracaju, ele deixou sua marca como um dos principais pesos-pesados do país. Casado com Irani por 41 anos, Maguila deixa três filhos: Adílson, Adenílson e Edmilson.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
