Trocas e tática mal executadas: escolhas de Carille comprometem o Vasco
Reconhecido por montar times sólidos na retaguarda, Carille vê sua marca ser questionada
A derrota para o Corinthians no sábado (5), escancarou problemas que vão além da justificativa apresentada por Fábio Carille. Após o jogo, o técnico citou o fator psicológico como o principal responsável pelo desempenho ruim da equipe, mas ignorar outras falhas pode ser um erro estratégico diante da realidade apresentada em campo.
De olho na Sul-Americana, o treinador optou por preservar a maior parte do elenco titular e escalou o time com oito mudanças em relação à formação considerada ideal. Do meio para frente, o Vasco entrou em campo praticamente com uma equipe reserva, o que comprometeu a consistência coletiva.
A decisão de Carille teve impacto direto no rendimento. Prova disso foram as entradas de Hugo Moura, Nuno Moreira e Vegetti no segundo tempo, jogadores que elevaram o nível técnico da equipe, mas já encontraram o placar adverso encaminhado.
Além da escalação alternativa, o treinador modificou também a estrutura tática. O tradicional 4-2-3-1 deu lugar a um 4-3-1-2, com três volantes no meio-campo. A mudança, inédita desde sua chegada ao clube há três meses, não surtiu efeito e contribuiu para a falta de organização dentro de campo.
Outro ponto de preocupação é o sistema defensivo. Reconhecido por montar times sólidos na retaguarda, Carille vê sua marca ser questionada. Nas últimas três partidas por competições relevantes, o Vasco sofreu sete gols. Se incluídos os dois tentos anulados diante do Corinthians, o número sobe para nove, uma média alarmante.
Depois de uma semana longe do Rio de Janeiro, o elenco se reapresenta no CT Moacyr Barbosa para se preparar para a segunda rodada da Sul-Americana. O próximo desafio será nesta terça-feira (9), às 21h30, em São Januário, contra o Puerto Cabello, da Venezuela. A partida será decisiva para a reação do time e para o técnico, que já começa a conviver com pressão no comando cruz-maltino.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
