Porto Calvo realiza a VII Conferência Municipal de Assistência Social

A prefeitura de Porto Calvo, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizará nesta terça-feira (4), a VIII Conferência Municipal de Assistência Social que tem como tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. O evento acontecerá no Centro Comunitário Calabar das 8h às 16 horas.
As inscrições serão realizadas no dia e no local do evento e tem como público alvo os usuários da política de assistência, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), representantes da sociedade civil e poder público (legislativo, executivo e judiciário).
A conferência, de caráter deliberativo, tem por objetivo avaliar a situação do Suas e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento e qualificação das ofertas de serviços, programas e projetos. Na oportunidade, além das deliberações que serão levadas às Conferências Estadual e Nacional, serão eleitos oito delegados - Sociedade Civil e Poder Público, para participarem da etapa estadual que deverá acontecer em outubro.
A assistente social Decite Cavalcante explica que diante do público serão identificadas três categorias, o observador, o convidado e o delegado; sendo o primeiro qualquer pessoa da sociedade, o segundo o Ministério Público e o terceiro os que forem eleitos na Plenária Final. “Todos terão direito de voz, mas só os delegados poderão votar nas propostas deliberadas na Conferência Estadual”.
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para qualificar os debates em todo processo conferencial estruturou metodologicamente cinco subtemas para discussão: 1) Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no Pacto Federativo; 2) Participação social como fundamento do Pacto Federativo no SUAS; 3) Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo; 4) Qualificação do Trabalho no SUAS na Consolidação do Pacto Federativo 5. Assistência Social é direito no âmbito do Pacto Federativo. “Na conferência, os participantes serão divididos em cinco grupos, número de subtemas, e de cada grupo sairão quatro deliberações, tendo como resultado final 20, que serão levadas pelos delegados eleitos para a conferência estadual” explica Decite.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cleópatra Soares, o objetivo final das conferências é construir um plano que vale por 10 anos que vai priorizar as metas que serão debatidas nas conferências municipais, estaduais e nacional. A última acontecerá em Brasília dos dias 7 a 10 de dezembro.
A abertura contará com a presença do prefeito Ormindo Uchôa e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e secretária da Assistência Social de Porto Calvo Cleópatra Soares. As conferências acontecem a cada quatros anos, exceto caso extraordinário.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
