Escola infantil tem atraso no ano letivo por falta de materiais de higiene e limpeza
Material didático também não foi entregue. Unidade tem mais de 180 alunos matriculados
Funcionários e pais de alunos da Escola Infantil Governador Luiz Abílio de Sousa Neto, localizada no bairro do Benedito Bentes, denunciam que o ano letivo ainda não começou na unidade por falta de materiais didáticos, de higiene e limpeza. Com o atraso, o conteúdo que deveria ser repassado para os mais de 180 alunos, de 1 a 5 anos, estaria comprometido. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), teria sido procurada diversas vezes, mas nenhum prazo foi dado para a solução do problema.
A escola apresenta estrutura adequada para receber todos os alunos. As salas são amplas, ventiladas, com cadeiras em perfeito estado, até a pintura está em dia. O grande problema está no almoxerifado, que está praticamente vazio. Há apenas alguns pacotes de papel higiênico e caixas com materiais que sobraram do ano passado, como alguns tubos de cola. Sem material de limpeza e higiene, não há como receber as crianças.
“Se a gente tivesse recebido pelo menos esses matérias básicos para a manutenção da escola, poderíamos dar início as aulas. Na dispensa tem alimento, mas se fizer merenda não tem como limpar nada depois. E isso por toda escola. Não tem condições de manter banheiros, corredores e salas limpas sem material”, revelou a coordenadora de ensino infantil, Meury Pimentel.
A direção da escola teria procurado diversas vezes a Semed, sempre esbarrando na burocracia. Um dos documentos solicitando os matérias não foi aceito pelo órgão e acabou retornando para escola, com uma justificativa que impressionou os funcionários. No primeiro documento enviado pela direção, ao lado do tipo de material pedido havia a solicitação de que o mesmo fosse entregue em ‘várias cores’ e a secretaria alegou que o certo seria ‘cores variadas’. O documento precisou ser refeito.
“Poderia até ser engraçado, isso se a situação não fosse tão complicada. No único armário que a gente tem aqui no berçário, só é possível encontrar poucas fraldas. E isso obtivemos através de doação. Tem dois fracos de creme infantil, ainda da abertura da escola”, ressaltou a professora responsável pelo berçário, Elisangela de Sousa.
Essa não seria a primeira vez que a unidade fica sem esses materiais básicos para o funcionamento. Os professores costumam reciclar materiais para decorar o local e deixá-lo condizente a idade dos estudantes. E não é raro que eles tirem dinheiro do próprio bolso para comprar materiais.
“A gente se sensibiliza, não é? Queremos ofertar o melhor ambiente para os nossos alunos. São crianças. É bom ver cores, desenhos. Hoje passei por uma loja e comprei papéis decorativos. Gastei R$ 15 e não foi a primeira vez”, alertou a professora, Euza Lisboa.
A direção da escola costuma reunir as mães para explicar o andamento das solicitações feitas a Secretaria. No último encontro o desanimo e a revolta eram aparentes.
“Eu crio minha neta e me preocupo com essa situação. O ensino dela já está comprometido. E a gente vê que é por pouca coisa. Estrutura a escola tem, professores querendo trabalhar também. É absurdo. A gente não entende como a Secretaria não faz o repasse logo”, disse dona Maria Lenice, avó de uma aluna.
“Eu tenho os dois filhos matriculados aqui. O mais novo com 1 ano e o mais velho com 2 anos. Hoje eles passam o dia inteiro em casa vendo televisão e eu fico preocupada. Se eles tivessem estudando eu poderia procurar emprego. A renda lá em casa está complicada”, revelou Cintia Araújo, mãe de alunos.
Através de nota a Secretaria Municipal de Educação informou que os processos para aquisição de materiais de higiene, limpeza e pedagógicos solicitados pela Escola Luis Abílio já estão em andamento e que a demora na liberação foi por necessidade de adequação do processo. Além disso, a coordenação de Administração da Semed ressoaltou que estaria agilizando o processo para garantir o bom funcionamento da unidade e que os alunos não serão prejudicados. O novo calendário escolar deverá ser ajustado.
Últimas notícias
Irmão do goleiro Dida morre após passar mal enquanto praticava esporte em Girau do Ponciano
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
