Sesau orienta gestores sobre atendimento a pacientes com suspeita de H1N1
Os gestores dos Ambulatórios 24 horas, Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Escola Hélvio Auto, em Maceió, foram orientados, nesta sexta-feira (8), sobre o Protocolo de Atendimento a Pacientes com Suspeita de H1N1. As orientações foram repassadas pelo médico Rogério Barboza, assessor de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Rogério Barboza informou que os profissionais foram orientados a verificar, minuciosamente, a situação dos pacientes que chegam com suspeita da doença, para evitar que sejam encaminhados desnecessariamente para o Hospital Geral do Estado e o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA). O médico explicou que não há motivo para pânico em Alagoas, já que até agora foram notificados 24 casos suspeitos de H1N1, sendo três já descartados e 21 sob investigação.
Carla Cleto
No encontro, que contou com a participação da diretora do Hélvio Auto, Luciana Pacheco, e da assessora em Doenças Imunopreviníveis e Vacinação, Denise Castro, os gestores receberam as orientações sobre o público-alvo que deve ser vacinado contra a Influenza
Rogério Barboza afirmou que os casos suspeitos considerados leves podem receber atendimento nos Ambulatórios 24 Horas e na UPA do Trapiche, onde receberão a medicação adequada.
Nestas unidades, os pacientes também serão orientados sobre a importância de se manterem hidratados, lavar as mãos com água e sabão e fazer uso de álcool gel, além de evitar aglomerados de pessoas. Só aqueles que apresentarem a Síndrome Respiratória Aguda Grave devem ser encaminhados para o Hospital Escola Hélvio Auto, que é referência para esse tipo de doença.
Sobre a vacinação, que deverá ser iniciada em Maceió dia 25, a orientação é que procurem as unidades de saúde apenas os que estão nos grupos prioritários, ou seja, gestantes, idosos com mais de 60 anos, puérperas até 45 dias, crianças com seis meses até menos de cinco anos, população indígena, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, menores infratores e os portadores de doenças crônicas.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
