Estudantes protestam contra o atraso de bolsas e cobram melhorias na Uncisal
Bolsa permanência não é paga há meses, segundo protestantes; universitários relatam dificuldades
Estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizam um protesto durante toda a manhã desta quarta-feira (13), no campus sede da instituição, localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.
De acordo com Erivaldo Lima, estudante do curso de Fisioterapia e membro do Diretório Central de Estudantes da Uncisal (DCE), os alunos protestam contra o atraso de bolsas de permanência e cobram melhorias estruturais e mais segurança na universidade. Segundo ele, o benefício das bolsas não é concedido aos universitários desde o final do ano passado.
“O auxílio é de apenas R$400 reais, mas ajuda muito aqueles que recebem, principalmente as pessoas que são do interior do estado. Eles precisam bancar aluguel e alimentação e já contam com esse valor para poder se manter e estudar na instituição”, relata.
Outro ponto cobrado pelos protestantes é a demora na inauguração do Restaurante Universitário (RU) no campus. Segundo o DCE, as obras estão paradas há dois meses e sem previsão de retorno. No final da manhã de hoje (13), os alunos vão fazer uma “inauguração” do estabelecimento e vão cobrar a abertura imediata do mesmo.
Sem banheiros
“Os alunos que estudam no 1º andar tem de se deslocar para o térreo ou para o 3º andar para ir ao banheiro. Isso porque o toalete simplesmente não funciona. Um absurdo!”, reclama Lima.
Sem segurança
A falta de segurança no campus também incomoda os universitários e chega a deixar as famílias dos estudantes apreensivas durante a volta para casa, principalmente aqueles que precisam estender o horário de estudo até o período noturno. “É muita insegurança. Alguns vigilantes até fazem rondas na universidade, mas isso não coíbe os assaltantes. Ficamos assustados com essa situação”.
Posicionamento da Uncisal
A assessoria de comunicação da Uncisal informou que a gestão da universidade ainda não foi comunicada oficialmente a respeito das reivindicações e aguarda um posicionamento oficial do reitor.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
