FMI: China, Brasil e Rússia prejudicaram o crescimento dos países emergentes
O crescimento menor da China e a recessão profunda no Brasil e na Rússia foram apontados ontem (14), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), como causas do baixo crescimento global das economias emergentes, sobretudo de outubro do ano passado até o momento. A situação atual contrasta com a liderança exercida pelas nações emergentes, em termos de expansão econômica mundial, no período posterior a 2008.
Em entrevista durante a abertura dos encontros de primavera do FMI e do Banco Mundial Primavera, a diretora do Fundo, Christine Lagarde, chamou a atenção para a adoção de uma agenda de política global, destinada a propiciar o retorno do crescimento. A agenda prevê uma combinação de políticas estruturais, fiscais e monetárias. Segundo Christine Lagarde, a economia global está se expandindo moderadamente mas a perspectiva se enfraqueceu ainda mais desde outubro do ano passado e, para piorar, “os riscos têm aumentado”.
De acordo com a diretora do FMI, não é apenas o crescimento lento, durante tanto tempo, que tem prejudicado os países. Para a diretora, o que prejudica os países é o conjunto de fatos decorrentes do baixo crescimento, que produz o aumento de riscos para as economias. A solução do problema requer “ações decisivas” dos governos para elevar os padrões de vida, reduzir o desemprego e recuperar os níveis de dívidas internas e externas adequadas para cada país.
A boa notícia, conforme disse Christine Lagarde, é o registro de alguma melhoria nos preços do petróleo. Outro fato positivo mencionado pela diretora do Fundo é a redução de pressões especulativas do mercado financeiro sobre a China. Se esses fatos forem consistentes, segundo disse, a economia global pode voltar a uma rota mais forte e segura. “Tudo depende de uma combinação de políticas dos países”, afirmou.
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
