Brasil

Impeachment: parlamentares alagoanos serão os últimos a votar

Ordem de votação foi alterada pela Câmara; Roraima e Rio Grande do Sul votam primeiro

Por Redação com agências 15/04/2016 06h06
Impeachment: parlamentares alagoanos serão os últimos a votar

Os deputados alagoanos serão os últimos parlamentares a votar no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A ordem do pleito foi alterada pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na última quinta-feira (14).

Um voto pode decidir o resultado e, diante desse contexto, a bancada federal de Alagoas pode exercer protagonismo na votação e até decidir o futuro de Dilma. Segundo determinação de Cunha, haverá uma alternância entre deputados das regiões Norte e Sul. Parlamentares dos estados de Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os primeiros.

Anteriormente, o presidente da Câmara tinha resolvido que a votação começaria pelo Sul e pelo Sudeste.  A nova ordem respeita, agora, a ordem alfabética dentro de cada unidade federativa. A decisão de Cunha foi lida no plenário pelo primeiro secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP). A votação está marcada para começar às 14h.

A decisão foi instalada pouco antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) discutir em plenário as pendências do rito de impeachment, após o PCdoB e a Advocacia-Geral da União entrarem com mandados de segurança questionando a ordem de votação.