Desemprego em AL: 12 mil foram demitidos em 2016; ?crise? altera poder de compra
Vendas no comércio estão mais tímidas e consumidores evitam parcelamentos em longo prazo
Os desdobramentos da crise econômica chegaram com força no estado. As vendas no comércio estão mais tímidas e os consumidores estão mais cautelosos ao consumir. O parcelamento em longo prazo, por sua vez, tem sido deixado de lado.
Em Alagoas, o índice de desemprego também assusta. Apenas nos dois primeiros meses de 2016, 12 mil pessoas foram demitidas. Os dados são da assessoria econômica da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio). No ano passado foram 7.900 trabalhadores que perderam seus postos de trabalho durante os doze meses do ano.
A ausência de trabalho se reflete no orçamento apertado das famílias e, consequentemente, o poder de compra diminui. A fim de “oxigenar” as vendas e aumentar a arrecadação, o “Liquida Geral Alagoas” promoveu dez dias de promoção e preços atrativos. A campanha começou no dia 7 de abril e se estendeu até o último domingo (17).
De acordo com Fernando Azevedo, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), as vendas deste ano foram mais tímidas, mas, mesmo assim, alavancaram o consumo e acabou agradando os empresários. “Diante da crise econômica que reflete no desemprego e na inflação, o resultado foi positivo. Conseguimos elevar em 12% as vendas. O percentual foi menor em comparação ao ano passado, que foi de 27%, mas o Liquida supriu as expectativas”, falou.
A linha branca, ou eletrodomésticos de grande porte, como geladeira, fogão, micro-ondas e freezer, obtiveram uma porcentagem de compra abaixo do esperado. Isso porque, como o preço do produto é mais elevado, o consumidor opta pelo parcelamento no cartão de crédito. “As pessoas estão evitando se endividar e, quando compram, preferem comprar à vista”, destacou Azevedo.
Os setores de vestuário e beleza, por sua vez, mantiveram números positivos de consumo. Realizada no mês de abril, a campanha é estratégica, já que é nesse período que as vendas costumam cair, assim como no mês de setembro.
Com o objetivo de incentivar o consumo antes do Natal, a campanha “Primavera Premiada” foi lançada no último ano e acontece sempre em setembro. “As expectativas para este ano são as melhores. Esperamos conseguir, como de costume, incentivar o comércio e aumentar as vendas”.
22% das famílias alagoanas estão endividadas
Outro fator estruturante para a depreciação do consumo é a inadimplência. Na maioria das vezes, os gastos triviais continuam os mesmos, mas o orçamento se torna cada vez menor, devido à baixa remuneração. O assessor econômico da Fecomércio/AL e professor universitário Felippe Rocha explica que 22% das famílias alagoanas estão endividadas. A inadimplência aumento por causa da crise e do desemprego.
“O problema não é endividamento em si, e sim a quantidade de dívidas que você possui. Atualmente, 27% da renda das famílias de Alagoas é comprometida com o pagamento de dívidas ou outros gastos financeiros. Mas não devemos nos alarmar. É importante salientar que o crédito faz com que a gente compre mais, consuma mais”, ressaltou.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
