Alagoas

Desemprego em AL: 12 mil foram demitidos em 2016; ?crise? altera poder de compra

Vendas no comércio estão mais tímidas e consumidores evitam parcelamentos em longo prazo

Por Anne Caroline Bomfim 22/04/2016 11h11
Desemprego em AL: 12 mil foram demitidos em 2016; ?crise? altera poder de compra
- Foto: Divulgação

Os desdobramentos da crise econômica chegaram com força no estado. As vendas no comércio estão mais tímidas e os consumidores estão mais cautelosos ao consumir. O parcelamento em longo prazo, por sua vez, tem sido deixado de lado.

Em Alagoas, o índice de desemprego também assusta. Apenas nos dois primeiros meses de 2016, 12 mil pessoas foram demitidas. Os dados são da assessoria econômica da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio). No ano passado foram 7.900 trabalhadores que perderam seus postos de trabalho durante os doze meses do ano. 

A ausência de trabalho se reflete no orçamento apertado das famílias e, consequentemente, o poder de compra diminui. A fim de “oxigenar” as vendas e aumentar a arrecadação, o “Liquida Geral Alagoas” promoveu dez dias de promoção e preços atrativos. A campanha começou no dia 7 de abril e se estendeu até o último domingo (17).

De acordo com Fernando Azevedo, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), as vendas deste ano foram mais tímidas, mas, mesmo assim, alavancaram o consumo e acabou agradando os empresários. “Diante da crise econômica que reflete no desemprego e na inflação, o resultado foi positivo. Conseguimos elevar em 12% as vendas. O percentual foi menor em comparação ao ano passado, que foi de 27%, mas o Liquida supriu as expectativas”, falou.

A linha branca, ou eletrodomésticos de grande porte, como geladeira, fogão, micro-ondas e freezer, obtiveram uma porcentagem de compra abaixo do esperado. Isso porque, como o preço do produto é mais elevado, o consumidor opta pelo parcelamento no cartão de crédito. “As pessoas estão evitando se endividar e, quando compram, preferem comprar à vista”, destacou Azevedo.

Os setores de vestuário e beleza, por sua vez, mantiveram números positivos de consumo. Realizada no mês de abril, a campanha é estratégica, já que é nesse período que as vendas costumam cair, assim como no mês de setembro.

Com o objetivo de incentivar o consumo antes do Natal, a campanha “Primavera Premiada” foi lançada no último ano e acontece sempre em setembro. “As expectativas para este ano são as melhores. Esperamos conseguir, como de costume, incentivar o comércio e aumentar as vendas”.

22% das famílias alagoanas estão endividadas  

Outro fator estruturante para a depreciação do consumo é a inadimplência. Na maioria das vezes, os gastos triviais continuam os mesmos, mas o orçamento se torna cada vez menor, devido à baixa remuneração. O assessor econômico da Fecomércio/AL e professor universitário Felippe Rocha explica que 22% das famílias alagoanas estão endividadas. A inadimplência aumento por causa da crise e do desemprego.

“O problema não é endividamento em si, e sim a quantidade de dívidas que você possui. Atualmente, 27% da renda das famílias de Alagoas é comprometida com o pagamento de dívidas ou outros gastos financeiros. Mas não devemos nos alarmar. É importante salientar que o crédito faz com que a gente compre mais, consuma mais”, ressaltou.