Adeal inicia campanha de vacinação contra aftosa de 2016
Com a meta de vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos de Alagoas, o que corresponde a mais de 1,2 milhão de animais, foi realizada nesta quarta-feira (27), a solenidade de abertura da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016.
O evento, que contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos e do presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marcelo Lima, foi realizado na Fazenda Triunfo, zona rural do município de Fleixeiras.
“Alagoas é um Estado livre da febre aftosa com vacinação. O governador Renan Filho faz questão que a Adeal faça este trabalho de acompanhamento e fiscalização para que seja mantido este status sanitário. O Governo do Estado vem investindo na defesa sanitária para que as mudanças ocorram sempre para melhor, dando a garantia ao criador e a sociedade alagoana do controle da febre aftosa no rebanho do nosso Estado. A meta deste ano é um rebanho 100% vacinado”, declarou o secretário Álvaro Vasconcelos, lembrando que o produtor sempre fez a parte dele, vacinando e declarando.
Nesta primeira etapa, cuja vacinação será realizada no período de 1º a 31 de maio, a novidade é a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) e da declaração de vacinação, pelo criador, no próprio site da Adeal.
“Resolvemos melhorar ainda mais o nosso sistema. Com isso, Alagoas passa a ser o primeiro Estado nordestino, onde o produtor pode acessar o sistema da Adeal e emitir a GTA como a declaração de vacinação. Independente do local onde ele estiver, poderá acessar estes serviços. Este ano, como o sistema está sendo implantando, o produtor deverá procurar um escritório da Adeal para levar o quantitativo de animais vacinados e obter uma senha de acesso. Até o fim do ano, Alagoas será um referencial”, esclareceu Marcelo Lima.
Após adquirir as doses das vacinas nas lojas autorizadas de revenda durante todo o mês de maio, o criador deve vacinar os animais até dia 31. Mesmo com o encerramento da campanha, o criador tem mais 15 dias para fazer a declaração em casa ou nos mais de 80 escritórios do órgão de defesa existentes em Alagoas.
“A vacinação é um trabalho de grande importância. O produtor e o Governo do Estado, por meio da Adeal, vêm cumprindo com suas obrigações. Graças a esta parceria, Alagoas conquistou coberturas vacinais importantes e vamos lutar para que nesta etapa possamos chegar aos 100%. Vamos trabalhar para que no futuro possamos chegar à zona livre da febre aftosa sem vacinação”, afirmou Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas, Faeal.
A agência de defesa lembra que as doses da vacina antiaftosa só estarão disponíveis nas lojas credenciadas de produtos agropecuários, apenas no mês de maio.
“É fundamental a parceria firmada entre o Governo de Alagoas e o produtor rural, caminhando juntos vencemos a aftosa. Nunca deixei de vacinar meus animais, servindo de exemplo para outros criadores, “afirmou o pecuarista Paulo Jacinto, que só na fazenda Triunfo conta com um rebanho de 1.700 bovinos de corte.
A Adeal informa que o criador que deixar de vacinar o rebanho estará sujeito a punições previstas na lei, a exemplo do pagamento de multas. Em novembro do ano passado, na segunda etapa da campanha de combate à febre aftosa, foi obtida uma cobertura vacinal superior a 97%.
Participaram da solenidade, além de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Adeal, dirigentes da Conab, empresários e produtores rurais.
Últimas notícias
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca
PM recupera motocicleta roubada horas após crime em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
