65 mil pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda em Alagoas
Prazo se encerra às 23h59 minutos e 59 segundos da sexta-feira (29)
Os contribuintes que ainda não prestaram contas ao Fisco precisam correr. É que o prazo para declaração do Imposto de Renda, em 2016, se encerra às 23h59 minutos e 59 segundos da próxima sexta-feira (29). Em Alagoas, 65 mil pessoas ainda não enviaram o documento até às 9h de hoje. Os dados são da assessoria de Comunicação da Receita Federal de Alagoas.
O estado conta com 230 mil contribuintes. Cerca de 175 mil pessoas já declararam, o que corresponde a cerca de 76% da porcentagem total. 24% dos colaboradores ainda não o fizeram em Alagoas. Aquelas pessoas que, por algum motivo, perderem o prazo, estarão sujeitas ao pagamento de multa mínima de R$165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Algumas pessoas já pode consultar o extrato da declaração. Caso não ocorra nenhum imprevisto, todos os extratos serão disponibilizados para consulta até o dia 10 de maio.
Os contribuintes que detectarem algum tipo de problema ou inconsistência nos dados precisam enviar um documento retificador, que substituirá a declaração original.
Erro de preenchimento
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Alagoas (Sindcont/AL), Luiz Reinaldo, orienta que os contribuintes busquem auxílio dos Contadores para não correrem o risco de preencher alguma informação de maneira errada, correndo o risco de cair na malha fina.
“Existem aquelas declarações mais simplificadas, de pessoas que possuem apenas um emprego, ou de solteiros, por exemplo. Nestes casos, elas podem fazer a declaração sem a ajuda de um profissional. Mas, na maior parte das vezes, recomenda-se que os contribuintes procurem um Contador, principalmente aqueles de possuem mais de uma fonte de renda”, ressaltou.
Ainda segundo Reinaldo, a cada ano que passa, o processo de envio da declaração se torna mais simples e produz algumas facilidades, o que beneficia tanto os profissionais da Receita, quanto os próprios contribuintes. Apesar de o processo ter se tornado mais prático e fácil, o presidente retificou:
“No entanto, detectamos uma dificuldade: aqueles profissionais que trabalham com atendimento de pacientes reclamaram de alguns dados e informações extras que foram solicitados este ano, como o CPF, no ato da consulta”.
Apesar da solicitação, que não precisava ser enviada em ano anteriores, o Sindcont avaliou como "positiva e dentro das expectativas" o processo de declaração deste ano.
Últimas notícias

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Pedestre fica ferido após atropelamento na orla da Ponta Verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
