Cerca de 50 mil pessoas já foram vacinadas contra H1N1 em Alagoas
Cerca de 50 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe H1N1 em Alagoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O dado, que representa 7,71% da meta a ser atingida pelo Estado, é referente ao levantamento parcial realizado no período de 25 de abril até a última quinta-feira (28).
A meta de vacinação no Estado para este ano é de 636.571 pessoas que integram o grupo prioritário. Desse público-alvo foram vacinadas 4,98% das crianças de seis meses a menores de cinco anos; 38,02% dos trabalhadores da saúde; 5,55% das gestantes; 4,78% das puérperas; 1,21% da população indígena e 4,58% dos idosos com 60 anos ou mais.
Os dados foram obtidos pelo Sistema de Informação que registra as doses aplicadas pelos municípios. Segundo a assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Denise Castro, 52 municípios não cadastram informações, 44 municípios têm cobertura menor que 20%, seis municípios estão com cobertura entre 20% e 50%, e nenhum município atingiu cobertura maior que 50%.
A vacina
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.
Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Últimas notícias
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
