Professores discutem importância das Ciências e da Pesquisa na Educação Básica
Em busca do fortalecimento do ensino e da pesquisa na rede pública estadual, 170 professores de Física, Biologia, Química e Matemática iniciaram na segunda-feira (2) a participação no I Simpósio Alagoano de Ciências da Natureza e Matemática (SALCINM), que acontece no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). A programação do evento se estende até a tarde desta terça-feira (3), com palestras, oficinas, exposições de trabalhos, sessões do planetário, mesa-redonda e os primeiros informes e orientações acerca da edição 2016 da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal).
Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) e Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite), o simpósio tem como principal tema a importância da pesquisa na Educação Básica. Durante estes dois dias, haverá uma ampla discussão sobre componentes curriculares, incentivo à pesquisa nas escolas de Ensino Médio, o uso dos laboratórios existentes na rede e ampliação das produções, publicações e participação em eventos científicos.
Durante a abertura do simpósio, a secretária executiva da Educação, Laura Souza, declarou o interesse da Instituição em apoiar este tipo de iniciativa e destacou as ações desenvolvidas pela pasta para incentivar a iniciação científica entre os alunos da rede. “A aprendizagem do aluno está diretamente ligada à sua motivação. Projetos de iniciação científica despertam a curiosidade do jovem e, consequentemente, são grandes aliados da aprendizagem. Por isso, podem contar com o nosso apoio no desenvolvimento de projetos deste porte em suas escolas”, afirmou Laura.
De acordo com o superintendente da Suped, Ricardo Lisboa, a discussão iniciada no simpósio terá continuidade no decorrer do ano. “A ideia é debater o ensino da Matemática e Ciências da Natureza e construir uma agenda positiva, com estabelecimento de um cronograma para cada ciência e certificação para os professores participantes”, explicou o representante da Suped, destacando a importância e parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta ação.
Programação
Nesta terça-feira, o simpósio traz uma programação vasta. A partir das 8h30, serão realizadas oficinas e apresentações acerca dos projetos de iniciação científica em Astronomia do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL);Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP) e Física, bem como palestras sobre a importância das pesquisas em Biologia e Química na Educação Básica. Já no horário da tarde, serão proferidas palestras sobre a importância do mestrado profissional bem como a apresentação do regulamento e primeiras orientações da Feceal 2016.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
