Cerca de 250 mil pessoas em Varsóvia criticam governo e defendem presença na UE
Cerca de 250 mil pessoas manifestaram-se hoje no centro de Varsóvia, a capital da Polônia, em um protesto a favor da democracia e da União Europeia e contra as iniciativas do governo da direita conservadora.
De acordo com as agências noticiosas internacionais, o objetivo da iniciativa convocada pela oposição ao governo de direita é "proteger" o papel do país na União Europeia e criticar o Executivo, que dizem estar a minar a democracia.
Esta é uma das maiores manifestações desde o colapso do comunismo na Polônia, em 1989, notam os jornalistas das agências noticiosas internacionais presentes no local.
A maioria dos partidos da oposição participou na iniciativa, que contou também com a presença do antigo presidente Bronislaw Komorowski, que declarou: "Estamos aqui porque queremos lutar pela liberdade e pela democracia na Polônia".
Reunidos em frente à sede do governo, em Varsóvia, os manifestantes agitavam bandeiras encarnadas e brancas, as cores do país, e bandeiras europeias, gritando slogans pró-europeus.
A iniciativa convocada para hoje surge no mesmo dia em que outra manifestação a favor do governo decorre também nas proximidades da praça central de Varsóvia, mas sem que esteja previsto qualquer encontro das duas partes.
A segunda manifestação critica o diktat de Bruxelas e contou com a presença de cerca de 2.500 pessoas, de acordo com os números fornecidos pela Câmara de Varsóvia.
Últimas notícias

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Santana do Ipanema

Núcleo de Línguas retoma atividades para mais de 200 estudantes

Adolescente de 17 anos é assassinado a tiros em Cajueiro

Video flagra suposta troca de comida por votos em eleição do PT, em Maceió

Brics defendem pagamento de direito autoral para uso em IA

Crianças são salvas por vizinho durante incêndio em prédio de Paris
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
