Preso político na ditadura militar depõe à Comissão da Verdade Jayme Miranda
Flávio Lima Silva foi um dos depoentes da manhã desta quarta-feira (18); advogado Mendes de Barros também foi ouvido
A Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda realizou, na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio República dos Palmares, mais uma reunião para ouvir depoimentos de envolvidos direta ou indiretamente em situações de prisão e tortura durante os anos de regime militar em Alagoas.
Desta vez foram ouvidos os advogados Luiz Gonzaga Mendes de Barros e Flávio Lima Silva. O primeiro participou ativamente da defesa de diversos alagoanos capturados pela repressão, sendo o único defensor perante a Justiça do pernambucano Rubens Colaço, preso em Maceió, em 1963. Mendes de Barros detalhou em detalhes situações de tortura e sofrimento vividos por seus clientes e, naturalmente, acompanhadas de perto por ele.
Nas palavras do advogado Everaldo Patriota, membro da Comissão e condutor dos trabalhos da reunião em questão, Mendes de Barros “incomodou a ditadura como advogado, político e jornalista”.
O segundo depoente falou de sua própria experiência como preso político, capturado em 1973. Flávio Lima Santos era funcionário público da Justiça, em cargo comissionado, e filiado ao Partido Comunista Revolucionário (PCR). Em dado momento, foi exonerado do cargo e, um mês depois, preso pela repressão.
O advogado relembrou emocionado os seis meses de agonia que viveu no cárcere. Relatou ter sofrido diversos tipos de tortura, mas pontuou especialmente os choques elétricos aos quais foi submetido.
Também estiveram presentes na reunião duas arqueólogas que trabalham na recuperação de ossadas da Vala de Perus, em São Paulo. Marcia Hattori e Luana Alberto passaram por Recife e estão em Maceió em busca de depoimentos de familiares de possíveis presos políticos enterrados neste local, como Jayme Miranda e Gastone Beltrão, por exemplo.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
