TJ determina reintegração de fazenda ocupada por sem-terra em Atalaia
Câmara confirmou a liminar concedida na terça-feira (17) pelo relator Fábio José Bittencourt Araújo; prazo é de 5 dias
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas deu provimento a recurso dos proprietários da Fazenda São Sebastião, no Município de Atalaia, e determinou que seja cumprido o mandado de reintegração de posse da área, ocupada por movimentos de sem-terra, em um prazo de 5 dias. A decisão, proferida nesta quarta-feira (18) autoriza o uso de força policial, se necessário.
A Câmara confirmou a liminar concedida na terça-feira (17) pelo relator, desembargador Fábio José Bittencourt Araújo. O mandado de reintegração de posse estava suspenso pela 29ª Vara Cível da Capital (Conflitos Agrários) devido à tramitação de outro processo, uma ação rescisória.
Os proprietários da área são herdeiros de Pedro Batista da Silva. A ação rescisória, impetrada pelo Ministério Público do Trabalho, visa a desconstituição da propriedade da Fazenda pelos herdeiros, em favor dos ex-funcionários da falida Usina Ouricuri, antiga proprietária da terra. Os herdeiros conseguiram a propriedade do local em uma ação de usucapião.
“A propositura de ação rescisória não tem o condão de impedir cumprimento de mandado de reintegração de posse”, avaliou o desembargador Fábio Bittencourt, que foi acompanhado pelo desembargador Fernando Tourinho. “Penso eu que o Estado (o Poder Judiciário) tem que conciliar, mas tem momentos em que o Estado tem que decidir”, disse Tourinho.
O desembargador Tutmés Airan divergiu e foi voto vencido. “Esse conflito já dura 12 anos, entre entradas e saídas, recuos e avanços. A tendência é que, se não houver um outro olhar, ele vai durar mais 12”, ponderou.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
