Vacinação contra H1N1 imunizou 85% do público-alvo em Alagoas
Mobilização terminou no último dia 20; municípios que não atingiram meta podem continuar a campanha
O balanço da campanha contra o vírus da influenza em Alagoas, até a manhã desta segunda-feira (23), aponta que foram imunizadas 85,26% das pessoas que fazem parte do público-alvo. Mesmo com o fim da mobilização no último dia 20, é recomendado aos municípios que não atingiram a meta que continuem a vacinação.
De acordo com os dados já disponibilizados no DataSUS foram administradas 542.726 doses da vacina. Para a assessora de Doenças Imunopreveníveis e Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Denise Castro, o cumprimento da meta é o resultado da estratégia eficiente implantada e do empenho das equipes municipais de saúde.
A meta mínima do Ministério da Saúde era de vacinar 80% do público-alvo. “Alagoas conseguiu ficar entre os primeiros estados do Nordeste com maior índice de imunização e uniformidade na aplicação das vacinas. Durante a campanha, os técnicos e gestores municipais e estaduais cumpriram seu papel de proteger a população”, destacou a assessora.
A campanha foi destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
Ainda de acordo com dados do setor, grupos como puérperas, indígenas e idosos alcançaram mais de 90% do número de vacinas. “O Estado também imunizou 78.221 pessoas com doenças crônicas que não possui uma meta específica”, explicou Denise Castro.
A assessora ressaltou, ainda, que após o encerramento da campanha, no dia 20 de maio, é recomendado aos municípios, que não atingiram a meta, que continuem a vacinação. Ficando a cargo de essas cidades avaliarem qual a melhor estratégia para que se alcance o resultado definido pelo Ministério da Saúde. “O sistema pode ser alimentado até o dia 10 de junho que é o prazo final para que os gestores municipais enviem seus dados”, orientou a assessora.
Últimas notícias
Fiscalização apreende 100 kg de produtos vencidos em estabelecimento na Ponta Verde
Presidente do Republicanos resiste a pressões e garante Davi Filho na briga pelo Senado
Renan Calheiros mira presidente da Câmara em investigações contra o banco de Vorcaro
Repasse milionário de Jairzinho Lira a ONG de Lagoa da Canoa é investigado pelo MPAL
Semana Nacional de Educação Financeira mobiliza estudantes da rede municipal em Lagoa da Canoa
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
