Servidores da extinta CGU realizam protesto contra extinção da marca pelo presidente Temer
Ato ocorreu na manhã de hoje, em frente à sede regional da instituição, em Mangabeiras
Servidores da extinta Controladoria-Geral da União realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (03), em frente à sede regional da instituição, situada no bairro de Mangabeiras, em Maceió, contra a extinção da marca pelo presidente-interino do Brasil, Michel Temer.
O ato começou por volta das 8h da manhã. Vestidos de preto, os servidores regionais confeccionaram faixas e cartazes com solicitações e palavras de ordem e questionaram a vinculação do órgão ao recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
Em entrevista ao portal 7 Segundos, o chefe substituto da CGU em Alagoas, Francisco Belarmino, afirmou que a extinção da Controladoria enfraquece o bom funcionamento do aparelho público e a transparência.“É uma marca reconhecida por toda a sociedade. Somos contra a extinção da CGU. Ela deve, acima de tudo, estar ligada à presidência da república e ao fortalecimento da transparência”, disse.
Para os servidores, a transformação do órgão em uma pasta ministerial é desnecessária e pode comprometer a efetividade dos trabalhos de auditoria e fiscalização. Os manifestantes também lutam pela estabilidade do órgão.
A CGU era responsável por realizar auditorias e fiscalizações nos demais órgãos da administração federal, avaliando o uso de verbas repassadas a empresas e outros entes federativos, o que permitia que ela cobrasse providências dos demais ministros ao detectarem irregularidades.
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
