Economia

Mesmo com o Dia das Mães, consumo das famílias foi menor no mês de maio

Segundo a Fecomércio, este é o quarto mês consecutivo que Maceió se encontra abaixo do piso de satisfação

Por Redação com assessoria 06/06/2016 15h03
Mesmo com o Dia das Mães, consumo das famílias foi menor no mês de maio

O consumo das famílias maceioenses durante o mês de maio apresentou uma queda de 2,66% em relação ao mês de abril, registrando 83,9 pontos. Os dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias desenvolvida pelo Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento de Alagoas (IFEPD), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O percentual registrado em maio deste ano demonstra uma redução de 27,5% no consumo quando comparado ao mesmo período de 2015. “Mesmo assim, o nível está acima da média do Brasil, que tem sofrido o mesmo baixo desempenho na intenção de consumo das famílias. Em maio, a média de consumo do país declinou 4,5% em relação a abril”, avalia o assessor econômico da Fecomércio AL, Felippe Rocha.

Segundo a pesquisa, este é o quarto mês consecutivo que Maceió se encontra abaixo do piso de satisfação. Quando abaixo de 100 pontos, o indicador demonstra que os consumidores estão avessos ao consumo, seja por insegurança em relação à manutenção dos seus empregos, por considerarem os preços elevados ou porque sua renda não apresenta sinais de melhora no futuro.

Para o economista, este cenário é reflexo da perda de empregos e a consequente redução do poder de consumo das famílias. “Além disso, as famílias já vêm sendo prejudicadas pela restrição do crédito para aquisição de bens duráveis e semiduráveis, bem como pela cautela das financeiras na cessão de crédito, de cartões e de empréstimos aos consumidores por conta do elevado nível de endividamento”, pondera.