Mercosul: Brasil reforça risco mínimo de Zika nas Olimpíadas
Em reunião no Uruguai, também serão debatidos o comércio ilegal de tabaco e compra conjunta de medicamentos. Ricardo Barros terá reuniões bilaterais com Uruguai e Paraguai
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participa, nesta sexta-feira (17), da 39ª Reunião de Ministros da Saúde, em Montevidéu, no Uruguai, onde serão debatidos temas de interesse do bloco no campo da saúde. No encontro, o ministro apresentará as ações da pasta durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, bem como as medidas que vem sendo adotadas pelo Brasil para controle do vírus Zika, relacionado à microcefalia, e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
O ministro mostrará que o risco de Zika no Brasil, no período da competição, é mínimo, principalmente pelas condições climáticas da época e pela mobilização no combate ao mosquito. Na ocasião, Ricardo Barros irá apresentar dados que mostram o declínio dos casos de Zika no país, que caíram 87% no comparativo entre fevereiro e maio deste ano.
Os números reforçam os resultados das iniciativas de enfrentamento ao mosquito, além de demonstrar um comportamento diferente do habitual neste ano. O ministro também vai reforçar o posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o risco muito baixo de propagação internacional do vírus Zika como resultado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil, não devendo haver restrições gerais sobre viagens para as cidades brasileiras.
Durante o encontro no Uruguai, também serão discutidos assuntos como o combate ao comércio ilegal de produtos de tabaco e compra conjunta de medicamentos. A negociação de preço junto às farmacêuticas vem sendo abordado nas últimas reuniões de ministros. O objetivo é garantir a economia de recursos para os países envolvidos, com a obtenção de valores mais baixos na aquisição de medicamentos, como os utilizados no tratamento de aids, hepatite C e oncológicos.
Além do evento principal, da qual participarão ministros dos Estados-membros do Mercosul (Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela) e da Bolívia (em processo de adesão), bem como representante do Chile (associado), o Brasil também manterá reuniões bilaterais com o Uruguai e com o Paraguai.
Encontro
Em fevereiro deste ano, uma reunião extraordinária do bloco, voltada para a situação do Zika no continente, foram discutidas ações integradas para o combate às infecções causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Os países assinaram uma declaração de apoio recíproco para o enfrentamento ao vetor. Na ocasião, o Brasil ofereceu aos países do Mercosul e associados treinamento para a realização laboratorial de testes para detecção do vírus Zika, a ser realizado em grupos de técnicos da região, que também devem trocar experiências locais.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
