Inverno em Alagoas terá clima de verão e chuvas abaixo da média
O inverno começou na noite desta segunda-feira (20). Na contramão das regiões sul e sudeste, onde as temperaturas têm caído antes mesmo da estação chegar, o Nordeste brasileiro não tem sentido muita mudança, já que o sol e o calor continuam a aparecer. O clima em Alagoas ainda é de verão, o que tem feito muitos alagoanos e turistas frequentar as praias do Estado.
Enquanto no Sul e Sudeste do país o clima chegou a um grau recorde – 0º grau- o que levou a morte de dois moradores de ruas, em decorrência do frio intenso, em Alagoas, o clima é de praia, com sol e calor.
Por isso, Maceió, por exemplo, vem atraindo turistas das regiões em que as temperaturas têm caído, para aproveitar o calor que ainda persiste na capital.
“Fugimos do frio de São Paulo, para curtir um pouco Maceió, que é uma cidade muito bonita”, afirma o paulistano Jhony Jolstron, que já está há um mês na capital alagoana aproveitando o clima quente.
Quem comemora esse clima que nada se parece com o inverno é a empresária Nira Lima, que possui uma loja de roupas voltadas para o verão e afirma não haver grandes alterações na procura.
“Os termômetros estão bastante favoráveis para a gente, graças a Deus. No inverno cai um pouco, claro, porque tem uma época de chuva, mas basta o sol chegar, que as pessoas vão à praia”, informa a empresária.
Previsão
A previsão do tempo para este inverno, segundo informações do meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Emanuel Teixeira, é de chuvas abaixo da média, como já vem acontecendo durante a quadra chuvosa, que teve início em abril e se estenderá até julho.
Além disso, segundo o meteorologista, as temperaturas irão variar de 28 a 29 graus, durante esse período. Isso é considerado dentro da normalidade para o estado.
A explicação para as poucas chuvas – choveu em torno de 40% do esperado desde o início da quadra chuvosa- pode ser explicada com o fenômeno El Nino, que acometeu o país inteiro e influenciou no regime de chuvas, acarretando com maior intensidade em algumas regiões, como o sertão nordestino.
O El Nino é um fenômeno que influencia diretamente no aquecimento das temperaturas da água do oceano pacífico equatorial e dura uma média de 2 a 7 anos. O aumento chega em torno de três a três e meio graus acima da normalidade. A consequência disso é a diminuição do volume de chuvas e a elevação da temperatura.
Confira reportagem da TV Ponta Verde
Últimas notícias
Moto com escapamento adulterado gera TCO por perturbação do sossego em Craíbas
Mulher é autuada por entregar motocicleta a sobrinho de 16 anos em Feira Grande
Cão farejador encontra maconha em bagagem na rodoviária de Arapiraca
Assaltantes em moto roubam dois celulares de mulher em supermercado de Arapiraca
Homem com tornozeleira eletrônica é preso com drogas no bairro Cidade Universitária
Homem é preso após ameaçar policiais e familiares na Ponta da Terra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
