Alagoas é o 3º estado que menos perdeu estabelecimentos no varejo de alimentos
Ao todo, 44 supermercados foram fechados; São Paulo, Paraná e Minas Gerais lideram

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada na última segunda-feira (27), em todo o Brasil, revelou que Alagoas é o terceiro estado do país que menos perdeu estabelecimentos no varejo de alimentos nos quatro primeiros meses de 2016. Ao todo, 44 empresas foram fechadas em todo o estado. Os dados do estudo contemplam empresas no setor de supermercados, alimentos e bebidas.
Apesar de os dados não serem tão negativos assim, em nível nacional, o Brasil registrou o fechamento de cerca de 14,3 mil estabelecimentos. O número é quase seis vezes maior em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 2,4 mil encerraram suas atividades.
O estudo da CNC mostra que, com o fechamento dos mais de 14 mil do varejo alimentício, foram encerradas 29,7 mil vagas de empregos formais.O setor responde por 30,3% do faturamento anual do varejo brasileiro e é responsável por 30,6% da força de trabalho no setor. Nos quatro primeiros meses de 2016, o segmento teve o pior resultado nas vendas, desde 2003, com queda de 3,2%.
Para a CNC, a demanda dos consumidores já vinha caindo devido à recessão econômica. A alta de preços contribuiu ainda mais para o recuo das vendas.
Com o pior recuo nas vendas desde 2003 – queda de 3,2% nos primeiros quatro meses de 2016 –, o segmento implementou ainda reajustes sucessivos em função da divergência entre custos no atacado. Somados, os hiper e supermercados e estabelecimentos de produtos alimentícios, bebidas e fumo respondem por 30,3% do faturamento anual do varejo brasileiro e são responsáveis por 30,6% da força de trabalho no setor. Em 2015, 25,6 mil empreendimentos deste segmento fecharam as portas.
Estabelecimentos fechados
O impacto negativo foi sentido em todos os Estados do Brasil, com destaque para São Paulo (-4,1 mil), Paraná (-1,6 mil) e Minas Gerais (-1,5 mil). Em termos relativos, as maiores retrações se deram no Amapá (-13,4%), Amazonas (-11,4%) e Espírito Santo (-11,0%).
Os estabelecimentos de médio porte foram os que mais fecharam unidades nos primeiros quatro meses deste ano: ao todo foram 6 mil. Os pequenos encerraram 4,6 mil empreendimentos, enquanto os médios, 3,2 mil.
Últimas notícias

Lei Seca prende condutor por suspeita de adulteração de placas e chassi de carro

Procon Maceió divulga pesquisa de preços de presentes para o Dia das Mães

Oplit prende em flagrante suspeito de furtos de bicicleta na Jatiúca, em Maceió

Detran Alagoas aposta em mobilização para conscientizar sobre segurança no trânsito

Maragogi sedia II Seminário Interestadual do Programa Nacional do Crédito Fundiário

Girau do Ponciano terá grande evento no Dia das Mães; confira a programação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
