Estudantes da Unit ganham direito de adotar nome social
A promoção ao bem estar social livre de preconceitos e discriminação é direito e dever de todas as comunidades. Ainda que de maneira mais recente, a conquista pelo respeito à identidade de gênero tem liderado a luta pela consolidação de um dos momentos mais marcantes na construção de uma sociedade amplamente mais inclusiva.
Como parte importante desta mudança, os estudantes e servidores do Centro Universitário Tiradentes – Unit ganham o direito de adotar o uso do nome social, ou seja, a forma pela qual se autoidentificam de acordo com a especificação do gênero. Isso significa dizer que, a partir deste momento, travestis, transexuais, transgêneros e intergêneros serão reconhecidos em toda a instituição pelo seu nome social no cotidiano.
Para participar deste cenário de transformações, os alunos interessados deverão solicitar a inclusão do nome social nos diários de classe junto ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA. Aos profissionais que já fazem parte do corpo docente e administrativo da Unit, o procedimento também é simples, basta enviar um requerimento ao núcleo de Gente e Carreira – GCD da instituição.
Mais do que garantir de maneira ampliada os direitos à identidade de gênero, a medida, determinada pela portaria da Reitoria/Unit, Nº17/2016, representa mais um passo na aceitação e respeito às diferentes orientações sexuais. Desta forma, a deliberação dialoga com a filosofia e princípios estabelecidos pela Unit com base na liberdade de expressão de todos os cidadãos.
“Enquanto instituição educadora, a Unit entende que o ser humano tem a autonomia de se expressar e posicionar-se em qualquer ambiente. Esta portaria é apenas uma regulamentação em respeito à liberdade de escolha de todos os membros a comunidade acadêmica e administrativa da instituição, inclusive, a de definir seu registro social, a forma pela qual querem ser identificados”, ressalta o reitor Dario Arcanjo de Santana.
Últimas notícias

Forte ventania derruba cobertura metálica de supermercado em Palmeira dos Índios

Brincadeiras, atrações e muita animação encantam a garotada na Festa das Crianças em São Sebastião

Mulher é detida por jogar pedra no carro da polícia no município de Colônia Leopoldina

Caminhão colide com poste e deixa trecho da Avenida Leste-Oeste com trânsito lento
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia abandono da BR-101 e aponta risco de desabamento](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia abandono da BR-101 e aponta risco de desabamento

Videomonitoramento identifica foragida e mulher é presa dentro de açougue no Tabuleiro
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
