Estudantes da Unit ganham direito de adotar nome social
A promoção ao bem estar social livre de preconceitos e discriminação é direito e dever de todas as comunidades. Ainda que de maneira mais recente, a conquista pelo respeito à identidade de gênero tem liderado a luta pela consolidação de um dos momentos mais marcantes na construção de uma sociedade amplamente mais inclusiva.
Como parte importante desta mudança, os estudantes e servidores do Centro Universitário Tiradentes – Unit ganham o direito de adotar o uso do nome social, ou seja, a forma pela qual se autoidentificam de acordo com a especificação do gênero. Isso significa dizer que, a partir deste momento, travestis, transexuais, transgêneros e intergêneros serão reconhecidos em toda a instituição pelo seu nome social no cotidiano.
Para participar deste cenário de transformações, os alunos interessados deverão solicitar a inclusão do nome social nos diários de classe junto ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA. Aos profissionais que já fazem parte do corpo docente e administrativo da Unit, o procedimento também é simples, basta enviar um requerimento ao núcleo de Gente e Carreira – GCD da instituição.
Mais do que garantir de maneira ampliada os direitos à identidade de gênero, a medida, determinada pela portaria da Reitoria/Unit, Nº17/2016, representa mais um passo na aceitação e respeito às diferentes orientações sexuais. Desta forma, a deliberação dialoga com a filosofia e princípios estabelecidos pela Unit com base na liberdade de expressão de todos os cidadãos.
“Enquanto instituição educadora, a Unit entende que o ser humano tem a autonomia de se expressar e posicionar-se em qualquer ambiente. Esta portaria é apenas uma regulamentação em respeito à liberdade de escolha de todos os membros a comunidade acadêmica e administrativa da instituição, inclusive, a de definir seu registro social, a forma pela qual querem ser identificados”, ressalta o reitor Dario Arcanjo de Santana.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
