Ônibus escolares estão há seis meses parados; Semed ainda não concluiu licitação
Secretaria afirmou que conclusão de licitação para contratação de motorista deve ocorrer em breve; previsão para o transporte dos alunos é neste final de julho
Seis meses. Esse é o tempo em que mais de 20 ônibus escolares estão parados no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada no bairro do Mutange, em Maceió. Segundo o órgão, os veículos que foram adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, resultado de uma parceria entre o município e o governo federal, custando cerca de R$3,5 milhões, não estão atendendo a demanda dos alunos da rede pública municipal porque o processo licitatório para a contratação de motoristas não foi concluído.
Os ônibus ficam estacionados no pátio da Semed em meio a outros veículos de funcionários e visitantes. Enquanto isso, alunos da rede pública municipal frequentam as aulas em ônibus fretados. A equipe de reportagem da TV Ponta Verde, entrevistou alunos que afirmaram que a qualidade dos veículos nem sempre é a ideal.
“Eram velhos, com bancos enferrujados e as cadeiras todas rasgadas, era tudo assim”, revelou uma estudante na saída do ônibus fretado, antes de entrar na escola localizada na Cambona.
Durante a apresentação dos ônibus, em dezembro de 2015, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) afirmou que o transporte dos alunos estava impraticável e que realizar a renovação da frota era o objetivo de sua gestão. Os 23 veículos atenderiam uma demanda de 15 mil estudantes. Seis meses se passaram após a solenidade e os ônibus continuam parados.
Em nota divulgada à imprensa, a Semed, explicou que até o final do mês de julho os veículos vão estar realizando o transporte dos alunos. Ainda segundo o órgão, os ônibus já atendem aos estudantes durante eventos fora da sala de aula, como passeios escolares.
A Secretaria explicou que o transporte dos alunos para as escolas não pode ser realizado enquanto a licitação para contratação de motoristas não for concluída.
A reportagem do 7Segundos entrou em contato com a Semed para saber se durante o andamento da licitação ocorreu algum problema que resultasse na demora de seis meses, mas até o fechamento dessa matéria não recebemos retorno.
A demora para a conclusão da licitação é questionada por funcionários da rede pública municipal, que diariamente acompanham as necessidades e reclamações dos alunos. O professor municipal Edilton Dantas, afirmou durante entrevista ao 7Segundos que entende toda a questão burocrática, mas nada justificaria os seis meses com os veículos parados.
"A Secretaria deveria agilizar o processo. Além das dificuldades no transporte dos alunos é preciso avaliar que é um patrimônio parado e se deteriorando. Isso é um descaso com recurso do contribuinte e com a educação do nosso município. Uma questão realmente injustificável", expos.
Confira a reportagem que foi ao ar no Jornal do Dia da TV Ponta Verde, SBT Alagoas:
Últimas notícias
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
