Reformulação do Portal da Transparência facilita acesso às contas de Alagoas
Portal conquistou a segunda posição na avaliação do Ministério Público Federal (MPF)
O governador Renan Filho e a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, se reuniram com a imprensa para um café da manhã, na manhã desta terça-feira (05), no Palácio Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, para expor as medidas da Transparência adotadas pelo Governo, que já conquistou a segunda posição na avaliação do Ministério Público Federal (MPF) e prestar contas das ações coordenadas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), responsável pelo monitoramento, que envolve todos os órgãos estaduais.
“Desde a campanha política eu assumi um compromisso com um tripé formado por ética, transparência e proximidade. É uma alegria muito grande para todos os alagoanos, saber que estávamos na 15ª colocação e hoje somos o segundo estado mais transparentes do Brasil com uma nota de 9.8 de uma escala que vai até 10. O trabalho não para, temos o compromisso de estar mais próximo do cidadão. É mais fácil você ser transparente do que resolver os problemas da segurança, educação e saúde”, afirmou Renan Filho.

O Portal da Transparência Graciliano Ramos está no ar com layout diferenciado, com informações mais detalhadas e acesso às páginas e dados de forma mais dinâmica através do endereço eletrônico www.transparencia.al.gov.br. As mudanças foram formuladas pela CGE em conjunto com a Secretaria de Comunicação do Estado, com o apoio tecnológico do Instituto de Tecnologia do Estado (Itec), além da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), responsável pelas informações contábeis do Estado.
Renan Filho também ressaltou o compromisso que o governo tem com a população e afirmou que é direito do cidadão saber como o dinheiro público está sendo investido, consultar processos, denunciar irregularidades, entre outros. “As pessoas não se sentem representadas pelos governos, justamente porque elas os visualizam como governos 'opacos', escuros, sem iluminação, e aqui em Alagoas buscamos justamente fazer o contrário. O cidadão quer saber como o dinheiro público está sendo investido, como pagamos as contas, os salários, como andam as licitações e principalmente como andam as despesas”, disse o governador.
A controladora-geral Maria Clara Bugarim expôs dados da última pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, acerca dos maiores problemas do país. Dados da pesquisa apontam a corrupção como o maior problema a ser enfrentado. Além disso, foi divulgado o índice de percepção da corrupção no ano de 2015. O Brasil aparece na 76º posição e divide essa posição com a Bósnia, Herzegovina, Burkina, Faso, Índia, Tailândia, Tunísia e Zâmbia. A Dinamarca ocupa o 1º lugar no ranking.
Através do Portal da Transparência, o cidadão tem a possibilidade de interagir com a página por meio da inserção de botões como: perguntas frequentes, fale conosco, além da disponibilização do manual de navegação, glossário, glossário interativo. Por meio do Portal, o cidadão tem acesso a primeira informação mais completa com apenas um click, podendo também fazer o download integral dos dados constantes no Portal, visualizar gráficos facilitando a visualização dos dados pelo cidadão, acesso a formulários de pesquisa personalizáveis, enquetes, consultas mais acessadas e link de busca, que orienta o internauta encontrar as informações de seu interesse.
Média de acesso ao Portal
Nos últimos três meses, houve um crescimento de 94% de acessos ao Portal da Transparência Graciliano Ramos.
Sobre o Portal da Transparência
O Portal da Transparência constitui um mecanismo de controle social pioneiro no âmbito do Estado de Alagoas e disponibiliza dados desde 2007. A partir deste instrumento, independente de senha e que pode ser acessado através da internet, espera-se melhorar o canal de comunicação entre a sociedade e as atividades realizadas pelo governo.
O Portal da Transparência é uma iniciativa do Governo do Estado apoiado pelos Poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Tribunal de Contas estaduais. Sua responsabilidade é da Controladoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL), através da Superintendência do Tesouro Estadual (STE) e com apoio tecnológico do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).
Últimas notícias
Governador chama Renan Filho de “velhaco” após críticas sobre obras em Santa Catarina
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Moradores cercam casa e ameaçam babá acusada de agredir criança autista em Arapiraca
Polícia apreende cocaína, crack e maconha em Arapiraca
Mulher invade residência ao ser agredida pelo marido em Rio Largo
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
