Prefeitos dialogam com TJ/AL sobre processos envolvendo usinas do Grupo JL
Desembargador Tutmés Airan e prefeitos se reunirão com juiz Kleber Borba, responsável pelo processo da massa falida, nesta sexta-feira (8), às 10h
O desembargador João Luiz Azevedo Lessa, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), e o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo conversaram, nesta quarta-feira (06), com prefeitos e vereadores de duas cidades de Minas Gerais. Os políticos explicaram as dificuldades que os municípios estão enfrentando, desde 2013, devido à paralisação das usinas Triálcool e Vale do Paranaíba, pertencentes à massa falida do Grupo João Lyra, e a necessidade de vendê-las para recuperar a economia da região.
Segundo o desembargador Tutmés Airan, a expectativa é que as unidades de processamento de álcool e açúcar em Minas Gerais sejam vendidas o mais rápido possível para evitar o sucateamento e garantir o pagamento das dívidas da massa falida.
“Esses municípios dependem, fundamentalmente, dessa área de produção de riqueza. Então eles vieram saber se essas usinas serão vendidas, se serão arrendadas e quando elas voltarão a funcionar. Essas providências dependem do desenrolar do processo de falência do Grupo João Lyra. Já há entendimentos no sentido de venda das unidades, o que é muito importante porque além de resolver o problema dos municípios, vai possibilitar pagar os credores, principalmente os fornecedores e trabalhadores”, disse.
Ainda de acordo com Tutmés Airan, a comitiva deverá se reunir com o magistrado Kleber Borba, responsável pelo processo da massa falida, nesta sexta-feira (08), às 10h. O encontro ocorrerá no gabinete do desembargador. A prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, explicou que o objetivo da vinda a Alagoas foi sensibilizar o Poder Judiciário alagoano quanto às dificuldades enfrentadas pelo município, no qual está localizada a Usina Vale do Paranaíba.
“Nossos municípios já não suportam mais a ansiedade e o colapso que aconteceu com o fechamento das usinas. Muitos trabalhadores ficaram sem seus acertos trabalhistas e houve uma influência negativa no comércio local, lojas fechadas, empresários passando por dificuldades e houve uma queda na receita do município. Estamos sofrendo muito e não temos onde buscar uma melhora na nossa receita para oferecermos amparo a esses trabalhadores e gerar empregos”, disse.
O prefeito de Canápolis, Diógenes Roberto Borges, também destacou a importância econômica que a Usina Triálcool possui para a cidade de 12 mil habitantes e região. De acordo com o prefeito, as usinas geravam mais de seis mil empregos para os municípios de Canápolis, Capinópolis, Ipiaçu, Cachoeira, Ituiutaba e Monte Alegre.
“Estamos realmente muito ansiosos para que tenha uma definição do que vai acontecer com as usinas porque, desde 2013, vivemos com esse transtorno social, dificuldades de empregos e renda em nossos municípios”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Canápolis, Roberto Martins de Menezes, contou que a categoria também foi prejudicada, já que não recebeu os valores das terras arrendadas para plantação da cana-de-açúcar.
“Tem mais de três anos que não tem pagamento para o produtor rural, muitos deixaram de pagar a faculdade dos filhos que estavam estudando quando as terras estavam arrendadas. Além disso, os movimentos rurais, junto com os trabalhadores da Triálcool, estão se agrupando em uma área esperando a negociação e se isso não acontecer eles pretendem invadir as terras e falam até em queimar a usina. Estamos vivendo um momento muito difícil no nosso município, porque se isso vier a acontecer jamais vai ter arrendamento ou venda da Triálcool que vai ser sucateada”, ressaltou.
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
