Prefeitos dialogam com TJ/AL sobre processos envolvendo usinas do Grupo JL
Desembargador Tutmés Airan e prefeitos se reunirão com juiz Kleber Borba, responsável pelo processo da massa falida, nesta sexta-feira (8), às 10h
O desembargador João Luiz Azevedo Lessa, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), e o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo conversaram, nesta quarta-feira (06), com prefeitos e vereadores de duas cidades de Minas Gerais. Os políticos explicaram as dificuldades que os municípios estão enfrentando, desde 2013, devido à paralisação das usinas Triálcool e Vale do Paranaíba, pertencentes à massa falida do Grupo João Lyra, e a necessidade de vendê-las para recuperar a economia da região.
Segundo o desembargador Tutmés Airan, a expectativa é que as unidades de processamento de álcool e açúcar em Minas Gerais sejam vendidas o mais rápido possível para evitar o sucateamento e garantir o pagamento das dívidas da massa falida.
“Esses municípios dependem, fundamentalmente, dessa área de produção de riqueza. Então eles vieram saber se essas usinas serão vendidas, se serão arrendadas e quando elas voltarão a funcionar. Essas providências dependem do desenrolar do processo de falência do Grupo João Lyra. Já há entendimentos no sentido de venda das unidades, o que é muito importante porque além de resolver o problema dos municípios, vai possibilitar pagar os credores, principalmente os fornecedores e trabalhadores”, disse.
Ainda de acordo com Tutmés Airan, a comitiva deverá se reunir com o magistrado Kleber Borba, responsável pelo processo da massa falida, nesta sexta-feira (08), às 10h. O encontro ocorrerá no gabinete do desembargador. A prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, explicou que o objetivo da vinda a Alagoas foi sensibilizar o Poder Judiciário alagoano quanto às dificuldades enfrentadas pelo município, no qual está localizada a Usina Vale do Paranaíba.
“Nossos municípios já não suportam mais a ansiedade e o colapso que aconteceu com o fechamento das usinas. Muitos trabalhadores ficaram sem seus acertos trabalhistas e houve uma influência negativa no comércio local, lojas fechadas, empresários passando por dificuldades e houve uma queda na receita do município. Estamos sofrendo muito e não temos onde buscar uma melhora na nossa receita para oferecermos amparo a esses trabalhadores e gerar empregos”, disse.
O prefeito de Canápolis, Diógenes Roberto Borges, também destacou a importância econômica que a Usina Triálcool possui para a cidade de 12 mil habitantes e região. De acordo com o prefeito, as usinas geravam mais de seis mil empregos para os municípios de Canápolis, Capinópolis, Ipiaçu, Cachoeira, Ituiutaba e Monte Alegre.
“Estamos realmente muito ansiosos para que tenha uma definição do que vai acontecer com as usinas porque, desde 2013, vivemos com esse transtorno social, dificuldades de empregos e renda em nossos municípios”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Canápolis, Roberto Martins de Menezes, contou que a categoria também foi prejudicada, já que não recebeu os valores das terras arrendadas para plantação da cana-de-açúcar.
“Tem mais de três anos que não tem pagamento para o produtor rural, muitos deixaram de pagar a faculdade dos filhos que estavam estudando quando as terras estavam arrendadas. Além disso, os movimentos rurais, junto com os trabalhadores da Triálcool, estão se agrupando em uma área esperando a negociação e se isso não acontecer eles pretendem invadir as terras e falam até em queimar a usina. Estamos vivendo um momento muito difícil no nosso município, porque se isso vier a acontecer jamais vai ter arrendamento ou venda da Triálcool que vai ser sucateada”, ressaltou.
Últimas notícias
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Homem é baleado em tentativa de homicídio na feirinha do Santa Luzia, em Penedo
Homem de 26 anos é assassinado a tiros em via pública no Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos
Carro capota próximo ao Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
