Reeducandos produzem 30 toneladas de alimentos, conseguem remuneração e redução de pena

Mais de 30 toneladas. Essa foi a quantidade de alimentos plantada e colhida por reeducandos que trabalham na horta do Sistema Prisional Alagoano, em Maceió. O trabalho que existe há 15 anos, garante mais que redução de pena e rendimentos para os detentos, é ressocialização que dá certo.
O trabalho começa logo cedo, às 7h. Cerca de 30 reeducandos escolhidos por apresentarem bom comportamento tem a oportunidade de trabalhar ao ar livre, com sensação de liberdade. Durante as 8h na horta, eles aram a terra, plantam e colhem em 7 hectares. São cerca de 40 culturas de alimentos e todo o material produzido é destinado ao abastecimento de todo o Sistema Prisional, detentos e funcionários.
A coordenação da produção ressaltou que muitos reeducandos chegam para o trabalho na horta sem ter tido qualquer contato anterior com cultivos, por isso, eles recebem toda a orientação para conseguir desenvolver as atividades. A colheita é prova de que o trabalho vem rendendo bons resultados. Em todo ano passado foram produzidas 46 toneladas de alimentos e nos seis primeiros meses de 2016, a produção chegou a 31 toneladas.
A cada 30 dias de trabalho na horta os reeducandos ganham um dia na redução da pena e a remuneração pelo serviço prestado chega a um salário mínimo. Muitos retiram dessa atividade a ajuda para o sustento da família. Mas a ressocialização vai além. Os reeducandos tem a oportunidade de transformar a própria realidade no momento em que o cumprimento da pena acabar. Assim acontece com José Silva. O detento trabalha na horta e estuda administração de dentro do presídio, pelo ensino à distância, e já planeja o futuro.
“Como eu estudo administração também, eu pretendo aliar as duas coisas. Fazer algo nesse setor, envolvendo administração e produção de alimentos”, projetou durante entrevista a TV Ponta Verde.
Últimas notícias

Prefeita Tia Júlia recebe alta hospitalar em Palmeira dos Índios

Operação integrada fiscaliza embarcações no litoral de Maragogi

Vacinação contra gripe Influenza começa no dia 07 de abril em Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta terça-feira (01)

Taxa de Incêndio do Corpo de Bombeiros é declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal

1ª Copa Arapiraquense de Vôlei será realizada neste final de semana no Clube do Servidor
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
