Número de casos de trabalho infantil em Alagoas cai quase 12% em 2015

O Estado de Alagoas apresentou uma queda de 11,86% no número de casos de trabalho infantil registrados em 2015, com relação ao ano anterior. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (13) pelo coordenador nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Francisco Brito, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) no Encontro Intersetorial de Ações Estratégicas do Peti.
“A média nacional do trabalho infantil em 2015 subiu 4,8% em 2015, se comparado ao ano de 2014. Em Alagoas, esse índice registrou uma queda significativa de 11,86%. Em números absolutos, 2.658 crianças e adolescentes alagoanos saíram da situação de trabalho infantil”, afirmou Brito.
“Alagoas, assim como o conjunto dos estados do Nordeste, tem mostrado um esforço muito grande nessa política de enfrentamento. A incidência aqui ainda é grande, mas a política tem sido bastante assertiva e estamos, ano a ano, conseguindo diminuir esse índice. Estamos no caminho certo”, observou o coordenador nacional do Peti.
A redução dos índices em Alagoas foi celebrada pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud. “Esse é o resultado dos esforços do Governo Renan Filho, das prefeituras, conselhos tutelares e das coordenações do Peti nos municípios. Alagoas está avançando no enfrentamento ao trabalho infantil, fazendo com que suas crianças tenham acesso à educação, ao lazer e a uma infância de verdade, com vínculos afetivos fortes”, disse, Pinaud, lembrando ainda o 26º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente, também comemorado nesta quarta-feira.
Encontro Intersetorial
A segunda edição do Encontro Intersetorial de Ações Estratégicas do Peti foi realizado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e trouxe a Alagoas representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que apontaram avanços, prejuízos e os rumos mais seguros para a aplicação das políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil.
A consultora da OIT, Maria Isabel da Silva, ressaltou a importância da ação conjunta do Governo do Estado, municípios e entidades relacionadas à luta contra o trabalho infantil.
“Alagoas está bem avançada na realização desses encontros intersetoriais. Precisamos desses momentos de avaliação e reflexão sobre as nossas ações, bem como de planejamento das ações futuras, buscando de fato a erradicação do trabalho infantil no Estado de Alagoas e no Brasil”, disse a consultora.
A importância da união entre as esferas de poder e sociedade civil organizada também foi destacada pela primeira-dama de Alagoas e coordenadora do Conselho Estratégico do Programa da Primeira Infância, Renata Calheiros, que participou do encontro.
“Eu parabenizo a Seades por tratar esse assunto com transparência, chamando para o debate, convocando os municípios para que haja essa parceria com o Estado no combate ao trabalho infantil, trazendo pessoas com experiência e práticas exitosas para que sejam replicadas em outras cidades. O Estado tem o papel de formular e acompanhar as ações executadas pelos municípios. Então, essa parceria é imprescindível. Momentos como este fortalecem esse vínculo”, lembrou Renata Calheiros.
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
