Falta de água e médicos prejudicam atendimento em posto de saúde reaberto há 15 dias
O posto de saúde Tereza Barbosa, localizado no bairro do Eustáquio Gomes, voltou a funcionar há cerca de 15 dias, após passar seis meses fechado para reforma. Apesar de ter voltado a abrir as portas à população o local vem apresentando problemas que afetam o atendimento. A unidade está sem água devido a um suposto problema na rede hidráulica, neste final de semana a vacinação chegou a ser suspensa. A direção e a própria Secretaria Municipal de Saúde , também confirmam as reclamações dos usuários do local, diante da falta de médicos.
A equipe da Tv Ponta Verde esteve no posto de saúde e entrevistou pessoas que não conseguiram atendimento. Uma mulher grávida, identificada como Joyce, foi até a unidade em busca de vacinação, mas voltou para casa sem passar pelo procedimento. O motivo? “Eles falaram que está sem água e que a previsão é só a partir de terça-feira. Previsão ainda”, explicou a gestante.
O segurança Tancredo Mendonça também procurou a unidade pelo mesmo motivo, saiu frustrado e sem orientação. “Vim aqui no posto para vacinar meu filho que tem três dias de nascido e até agora não tem como vacinar. Eu moro aqui Novo Jardim, se for pra outro posto vão dizer que não é perto da minha residência. Agora não sei o que fazer”, ressaltou.
Mas a falta de água não é o único problema a afetar o atendimento da unidade que reabriu há cerca de 15 dias. Durante toda a manhã em que a equipe da Tv Ponta Verde esteve no local, apenas uma pediatra e uma enfermeira realizavam atendimento pré-natal.
“Está faltando dentista, está faltando clínico geral, está faltando água. A gente chega às 7h para esperar até 13h para marcar um exame de sangue. Está difícil e a gente precisa de médico”, denunciou a aposentada Maria Florêncio, durante a entrevista.
A unidade estaria sem clínico geral há cerca de 2 anos. E os problemas também são encontrados na estrutura e nos equipamentos. O posto tem um compressor de ar novo e que nunca foi instalado, na sala de esterilização e na estufa é possível encontrar mais equipamentos sem uso. O banheiro masculino não possui pia e nem chuveiro.
A responsável pelo posto não quis gravar entrevista, mas confirmou os problemas e informou que a Secretaria já teria realizado os levantamentos necessários para tentar sanar os problemas. Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a falta de água foi gerada por problemas de abastecimento de responsabilidade da Casal. Sobre a falta de médicos a pasta alegou que vem empregando esforços para regularizar o quadro.
Confira a matéria completa da Tv Ponta Verde:
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
