Alagoas

Falta de água e médicos prejudicam atendimento em posto de saúde reaberto há 15 dias

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde 18/07/2016 18h06
Falta de água e médicos prejudicam atendimento em posto de saúde reaberto há 15 dias
Falta de água e médicos prejudicam atendimento em posto de saúde reaberto há 15 dias - Foto: Reprodução/ Tv Ponta Verde

O posto de saúde Tereza Barbosa, localizado no bairro do Eustáquio Gomes, voltou a funcionar há cerca de 15 dias, após passar seis meses fechado para reforma. Apesar de ter voltado a abrir as portas à população o local vem apresentando problemas que afetam o atendimento. A unidade está sem água devido a um suposto problema na rede hidráulica, neste final de semana a vacinação chegou a ser suspensa. A direção e a própria Secretaria Municipal de Saúde , também confirmam as reclamações dos usuários do local, diante da falta de médicos.

A equipe da Tv Ponta Verde esteve no posto de saúde e entrevistou pessoas que não conseguiram atendimento. Uma mulher grávida, identificada como Joyce, foi até a unidade em busca de vacinação, mas voltou para casa sem passar pelo procedimento. O motivo? “Eles falaram que está sem água e que a previsão é só a partir de terça-feira. Previsão ainda”, explicou a gestante.

O segurança Tancredo Mendonça também procurou a unidade pelo mesmo motivo, saiu frustrado e sem orientação. “Vim aqui no posto para vacinar meu filho que tem três dias de nascido e até agora não tem como vacinar. Eu moro aqui Novo Jardim, se for pra outro posto vão dizer que não é perto da minha residência. Agora não sei o que fazer”, ressaltou.

Mas a falta de água não é o único problema a afetar o atendimento da unidade que reabriu há cerca de 15 dias. Durante toda a manhã em que a equipe da Tv Ponta Verde esteve no local, apenas uma pediatra e uma enfermeira realizavam atendimento pré-natal.

“Está faltando dentista, está faltando clínico geral, está faltando água. A gente chega às 7h para esperar até 13h para marcar um exame de sangue. Está difícil e a gente precisa de médico”, denunciou a aposentada Maria Florêncio, durante a entrevista.

A unidade estaria sem clínico geral há cerca de 2 anos. E os problemas também são encontrados na estrutura e nos equipamentos. O posto tem um compressor de ar novo e que nunca foi instalado, na sala de esterilização e na estufa é possível encontrar mais equipamentos sem uso. O banheiro masculino não possui pia e nem chuveiro.

A responsável pelo posto não quis gravar entrevista, mas confirmou os problemas e informou que a Secretaria já teria realizado os levantamentos necessários para tentar sanar os problemas. Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a falta de água foi gerada por problemas de abastecimento de responsabilidade da Casal. Sobre a falta de médicos a pasta alegou que vem empregando esforços para regularizar o quadro.
 

Confira a matéria completa da Tv Ponta Verde: