Contribuinte em débito com a taxa de bombeiros terá nome incluído na dívida ativa do Estado
Segundo o Corpo de Bombeiros, no ano passado a inadimplência da taxa alcançou 70% em AL
A taxa de bombeiros, uma das principais fontes de arrecadação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), para aquisição de novos equipamentos, viaturas e uniformes da corporação que protegem contra o fogo, deve ser paga até o próximo dia 31 de julho. Este ano, mais três cidades, além de Maceió, foram incluídas na obrigatoriedade, são elas: Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi.
Cerca de 300 mil boletos já foram enviados para os imóveis dos alagoanos. Destes boletos, 250 mil foram destinados para Maceió, 30 mil para Arapiraca, 5 mil para Maragogi e outros 5 mil para Marechal Deodoro. O valor da taxa varia de acordo com o tamanho do imóvel. Para imóveis pequenos é cobrado um mínimo de R$ 20 e deve ser paga anualmente.
A tenente Beth Grazilele explicou que o pagamento da taxa de bombeiros é obrigatório e esclareceu também quem não efetuar o pagamento poderá ter o nome incluído na dívida ativa do Estado. “Hoje a taxa é uma das principais arrecadações da corporação. Nós temos outros tipos de arrecadações, mas essa é a principal, é onde nós adquirimos o maior número de viaturas e materiais”, explicou.
De acordo com o CBM/AL, a inadimplência em 2015 chegou a 70%, o valor total arrecadado foi de R$ 2 milhões e 100 mil. Este ano, a corporação espera arrecadar em torno de R$ 400 mil a mais que o ano passado. Com o dinheiro arrecadado, foram compradas quatro novas viaturas do tipo Auto Tanque, com valor de R$ 490 mil, cada, além de uniformes que protegem contra o fogo. Para este ano, novos investimentos serão feitos, a exemplo das reformas dos quartéis.
O órgão acredita que os principais motivos para a população não efetuar o pagamento da taxa sejam a falta de conhecimento e o não recebimento de boletos. “Muitos desconhecem a taxa de bombeiros, acham que não é pra pagar, que não é obrigatória, e ainda tem o problema do boleto que às vezes chega errado em uma residência”, afirmou a tenente.
O engenheiro Mário Torres, concorda com o pagamento, mas esclarece que não sabe ao certo onde a contribuição é aplicada. “Elas [as informações] têm que ser bem às claras, para saber que realmente o alagoano, a população tá sabendo onde está investindo”, afirmou.
Quem não recebeu o boleto pode emitir a 2ª via através do site www.cb.al.gov.br. Para isso, o proprietário do imóvel necessita apenas do número da matrícula do imóvel encontrando no carnê do IPTU. O proprietário do imóvel que não efetuar o pagamento terá o nome incluído na dívida ativa do Estado.
Confira a reportagem completa da Tv Ponta Verde:
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