Alagoas

"O homem e o ferro se transformam", afirma a ex-soldadora e atual escultora Marta Arruda

Exposição na Pinacoteca Universitária relembra os 30 anos do trabalho da artista plástica Marta Arruda

Por 7 Segundos com informações 23/07/2016 09h09
'O homem e o ferro se transformam', afirma a ex-soldadora e atual escultora Marta Arruda
Exposição relembra 30 anos do trabalho da artista plástica Marta Arruda - Foto: Divulgação

O metal ganha forma e vida nas mãos de Marta Arruda, artista plástica, alagoana, que entra em cartaz na temporada de exposições 2016, da Pinacoteca Universitária, em Maceió. "Marta Arruda - 30 anos de arte", o título da exposição é uma referência direta ao trabalho da ex-soldadora industrial que com todo o seu talento descobriu que podia transformar as chapas de ferro, com toda a sua dureza, em arte plástica, sensível ao olho humano.

"Quando estou trabalhando, vejo o ferro se dobrar, se curvar, até chegar ao ponto de fusão, ou seja, líquido, devido ao calor. E toda sua dureza desaparece para dar lugar a tanta fragilidade. E ceder às formas produzidas pela força da mão humana... o homem e o ferro se transformam", explicou Marta.

Nascida em 21 de abril de 1958, a trajetória de Marta Arruda como escultora teve início no ano de 1985. Marta quebrou todos os tabus ao trabalhar em um ambiente ocupado por homens. Ela foi a primeira mulher a trabalhar com solda em Alagoas. No horário do almoço ela utilizava toda a sua criatividade e soldava belas obras de arte para si mesma. Obras essas, que fizeram e fazem a artista ser reconhecida Brasil afora.

Na exposição, em cartaz até o dia 9 de setembro, Marta Arruda vai apresentar obras importantes de seu acervo e um “ateliê vivo”, onde será recriado seu espaço de trabalho, com equipamentos e materiais próprios. Serão 30 anos de trajetória profissional reunidas em um único lugar. "Dediquei a essa exposição todo o meu amor e a minha vontade de mostrar ao público um pouco mais de mim e da minha obra", afirmou a artista.

Marta Arruda prefere não definir o próprio trabalho, a artista não costuma planejar nada que irá fazer. A inspiração para criar, segundo Marta, flui espontaneamente. Marta já passou por diversos salões de exposição em Alagoas e no Brasil, como no Sesc, no ano de 2003 e na 3ª Bienal Nacional de Santos, no ano de 1991. Ela também coleciona prêmios do Banco Mundial de Cidadania e do Banco Mundial, em 2005.

Para quem quiser conferir, a exposição "Marta Arruda - 30 anos de arte" está em cartaz na Pinacoteca Universitária, localizada na Praça Sinibu, no Centro de Maceió. O horário de visitação é das 8h30 às 18h e a entrada é gratuita.