"O homem e o ferro se transformam", afirma a ex-soldadora e atual escultora Marta Arruda
Exposição na Pinacoteca Universitária relembra os 30 anos do trabalho da artista plástica Marta Arruda

O metal ganha forma e vida nas mãos de Marta Arruda, artista plástica, alagoana, que entra em cartaz na temporada de exposições 2016, da Pinacoteca Universitária, em Maceió. "Marta Arruda - 30 anos de arte", o título da exposição é uma referência direta ao trabalho da ex-soldadora industrial que com todo o seu talento descobriu que podia transformar as chapas de ferro, com toda a sua dureza, em arte plástica, sensível ao olho humano.
"Quando estou trabalhando, vejo o ferro se dobrar, se curvar, até chegar ao ponto de fusão, ou seja, líquido, devido ao calor. E toda sua dureza desaparece para dar lugar a tanta fragilidade. E ceder às formas produzidas pela força da mão humana... o homem e o ferro se transformam", explicou Marta.
Nascida em 21 de abril de 1958, a trajetória de Marta Arruda como escultora teve início no ano de 1985. Marta quebrou todos os tabus ao trabalhar em um ambiente ocupado por homens. Ela foi a primeira mulher a trabalhar com solda em Alagoas. No horário do almoço ela utilizava toda a sua criatividade e soldava belas obras de arte para si mesma. Obras essas, que fizeram e fazem a artista ser reconhecida Brasil afora.
Na exposição, em cartaz até o dia 9 de setembro, Marta Arruda vai apresentar obras importantes de seu acervo e um “ateliê vivo”, onde será recriado seu espaço de trabalho, com equipamentos e materiais próprios. Serão 30 anos de trajetória profissional reunidas em um único lugar. "Dediquei a essa exposição todo o meu amor e a minha vontade de mostrar ao público um pouco mais de mim e da minha obra", afirmou a artista.
Marta Arruda prefere não definir o próprio trabalho, a artista não costuma planejar nada que irá fazer. A inspiração para criar, segundo Marta, flui espontaneamente. Marta já passou por diversos salões de exposição em Alagoas e no Brasil, como no Sesc, no ano de 2003 e na 3ª Bienal Nacional de Santos, no ano de 1991. Ela também coleciona prêmios do Banco Mundial de Cidadania e do Banco Mundial, em 2005.
Para quem quiser conferir, a exposição "Marta Arruda - 30 anos de arte" está em cartaz na Pinacoteca Universitária, localizada na Praça Sinibu, no Centro de Maceió. O horário de visitação é das 8h30 às 18h e a entrada é gratuita.
Últimas notícias

Sindicatos denunciam caos no Hospital Veredas e convocam greve a partir desta segunda (4)

Empresa nega contaminação por petcoque no Porto de Maceió após autuação do IMA

Homem embriagado é preso após efetuar disparos de arma de fogo em Porto Real do Colégio

Projeto Quarta de Cinema Livre está de volta com sessões gratuitas no Cine Penedo

Hotel em Belém eleva diária de R$ 235 para R$ 7 mil durante a COP 30

Pedestres são atropelados em Delmiro Gouveia; um ficou gravemente ferido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
