Polícia Civil amplia critérios de metas de produtividade nas delegacias de AL
Descumprimento injustificado da Instrução Normativa acarretará a prática da transgressão disciplinar

O Conselho Superior da Polícia Civil de Alagoas (Consupoc) publicou, na edição desta terça-feira (02) do Diário Oficial do Estado (DOE), uma Instrução Normativa que determina metas mensais de produtividade para suas unidades policiais. A instrução teve aprovação unânime dos membros do Consupoc e deverá ser seguida por todas as delegacias de polícia do Estado, com exceção da Direção Geral, Corregedoria Geral de Polícia e das unidades que trabalham exclusivamente em regime de plantão.
A instrução determina que vão servir de parâmetros para a meta: inquérito policial ou investigação social mediante flagrante, inquérito policial ou investigação social mediante portaria encerrado com autoria, inquérito policial ou investigação social mediante portaria encerrado sem autoria, Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), cumprimento de mandado de prisão de réu solto, cumprimento de mandado de busca e apreensão e cumprimento de requisição do Ministério Público ou do Poder Judiciário.
Caberá à Corregedoria Geral de Polícia, conforme o documento, extrair mensalmente do sistema de informações policiais uma planilha com as metas estabelecidas, em razão do quantitativo de conclusão dos procedimentos elencados, a partir do dia primeiro até o último dia de cada mês. O Consupoc definiu que nas delegacias onde houver mais de um delegado, a meta deverá ser igualmente dividida entre as respectivas autoridades policiais e suas equipes. A meta será válida pelo período de três meses, e depois disso ela deverá ser reavaliada.
O descumprimento injustificado da Instrução Normativa acarretará a prática da transgressão disciplinar, devendo o delegado-geral Paulo Cerqueira e o corregedor-geral da Polícia Civil, Osvaldo Nunes, comunicarem o fato ao Conselho Estadual de Segurança Pública para as providências necessárias.
"O objetivo da medida é valorizar ainda mais o trabalho dos delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil, além de incentivar o esclarecimento das infrações penais em Alagoas. Anteriormente, havia apenas um critério a ser obedecido; agora, este número foi ampliado", afirmou a delegada-geral Adjunta, Kátia Emanuelly.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
