Nutricionista do HGE orienta profissionais sobre os perigos do colesterol

A nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Graça Cavalcante, ressaltou os cuidados que devem ser adotados para evitar o aumento do colesterol. O alerta ocorreu durante a realização de mais uma edição do projeto Saúde no Prato: alimente esta ideia, promovido pela Seção de Qualidade de Vida do Trabalhador.
Na ocasião, a nutricionista explicou que o colesterol é importante na estrutura do corpo humano, crescimento, reprodução e produção de vitamina D. No entanto, o excesso no sangue pode ser fatal, segundo evidenciou Graça Cavalcanti.
“O colesterol é transportado no sangue para os órgãos e fígados pelas lipoproteínas. O LDL-C (colesterol ruim) em níveis elevados pode aderir à parede das artérias, dificultando a passagem do sangue e ocasionar o entupimento das artérias, causando a aterosclerose, que leva ao infarto e ao derrame (Acidente Vascular Cerebral). Já o HDL-C (colesterol bom) ajuda a remover o LDL-C do organismo. Seu excesso protege as artérias do coração, mas sua falta também é ruim para o organismo”, advertiu Graça Cavalcante.
A nutricionista ressaltou que a forma de combater o colesterol elevado é a mudança no estilo de vida e hábitos alimentares. Ela sugeriu a inclusão de cinco porções de fruta por dia e o uso de fibras como a aveia, visando facilitar a digestão. Os exercícios físicos diários e o combate ao tabagismo também foram citados como fundamentais no combate ao colesterol.
“O consumo de doces, frituras, como batata frita, preparações à milanesa, pasteis; além de manteiga, margarina, banha de porco, pães, massas, carnes gordurosas, leite e derivados integrais, queijos amarelos, açúcar, refrigerantes e bebida alcoólica devem ser evitados ou consumidos com moderação”, lembrou a profissional.
Segundo Graça Cavalcante, o ideal é substituir as frituras por preparações assadas, grelhadas ou cozidas, fazer uso de óleos vegetais e azeite de oliva; pães e arroz integrais, queijos brancos, como ricota, cottage e carnes sem gordura, frangos sem pele e peixe podem ser usados à vontade.
“Lembrando que alimentos industrializados, como nuggets, biscoitos, salgadinhos e pipocas de micro-ondas devem ser evitados ao máximo. O ideal é utilizar alimentos naturais”, recomendou a nutricionista.
Últimas notícias

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
