Nutricionista do HGE orienta profissionais sobre os perigos do colesterol

A nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Graça Cavalcante, ressaltou os cuidados que devem ser adotados para evitar o aumento do colesterol. O alerta ocorreu durante a realização de mais uma edição do projeto Saúde no Prato: alimente esta ideia, promovido pela Seção de Qualidade de Vida do Trabalhador.
Na ocasião, a nutricionista explicou que o colesterol é importante na estrutura do corpo humano, crescimento, reprodução e produção de vitamina D. No entanto, o excesso no sangue pode ser fatal, segundo evidenciou Graça Cavalcanti.
“O colesterol é transportado no sangue para os órgãos e fígados pelas lipoproteínas. O LDL-C (colesterol ruim) em níveis elevados pode aderir à parede das artérias, dificultando a passagem do sangue e ocasionar o entupimento das artérias, causando a aterosclerose, que leva ao infarto e ao derrame (Acidente Vascular Cerebral). Já o HDL-C (colesterol bom) ajuda a remover o LDL-C do organismo. Seu excesso protege as artérias do coração, mas sua falta também é ruim para o organismo”, advertiu Graça Cavalcante.
A nutricionista ressaltou que a forma de combater o colesterol elevado é a mudança no estilo de vida e hábitos alimentares. Ela sugeriu a inclusão de cinco porções de fruta por dia e o uso de fibras como a aveia, visando facilitar a digestão. Os exercícios físicos diários e o combate ao tabagismo também foram citados como fundamentais no combate ao colesterol.
“O consumo de doces, frituras, como batata frita, preparações à milanesa, pasteis; além de manteiga, margarina, banha de porco, pães, massas, carnes gordurosas, leite e derivados integrais, queijos amarelos, açúcar, refrigerantes e bebida alcoólica devem ser evitados ou consumidos com moderação”, lembrou a profissional.
Segundo Graça Cavalcante, o ideal é substituir as frituras por preparações assadas, grelhadas ou cozidas, fazer uso de óleos vegetais e azeite de oliva; pães e arroz integrais, queijos brancos, como ricota, cottage e carnes sem gordura, frangos sem pele e peixe podem ser usados à vontade.
“Lembrando que alimentos industrializados, como nuggets, biscoitos, salgadinhos e pipocas de micro-ondas devem ser evitados ao máximo. O ideal é utilizar alimentos naturais”, recomendou a nutricionista.
Últimas notícias

Suspeito de matar jovem com facada no pescoço se entrega à Polícia Civil em Delmiro Gouveia

Empresas de entrega estão extraviando cartões de crédito e descartando nas ruas de Arapiraca, diz denúncia

Influenciador alagoano Rico Melquíades se cala após pergunta sobre confissão de crimes

Padrasto é preso por morte de criança de dois anos; laudo aponta que menino sofreu agressão

JHC e Renan Filho são vistos no Palácio do Planalto e reforça ida do prefeito para o PSB
Alfredo Gaspar ganha status de celebridade da direita após relatório que pode beneficiar Bolsonaro no STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
