Alagoas

Pedreiros, eletricistas e jardineiros: reeducandos buscam reintegração social através do trabalho

Por 7 Segundos com Com informações - Agência Alagoas 10/08/2016 14h02
Pedreiros, eletricistas e jardineiros: reeducandos buscam reintegração social através do trabalho
Acordo promove a reintegração social de reeducandos em Alagoas - Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) conta desde o último mês de julho com apoio de eletricistas, jardineiros e pedreiros auxiliando na manutenção do local. O grupo é formado por 12 reeducandos, em regime aberto e semiaberto. Os trabalhos são realizados atendendo a um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o órgão ambiental, mas as melhorias na estrutura não são o foco principal. O maior objetivo tem é promover a reintegração social.

Os reeducandos têm recebido um acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos aptos a facilitar esse processo de reintegração na sociedade. Além disso, eles são monitorados por agentes penitenciários que ficam encarregados de averiguar se o trabalho tem sido cumprido seguindo as normas.

Segundo Leoni Zaluar, da Gerência Executiva Administrativa do IMA, a experiência tem sido produtiva e tem proporcionado melhorias na manutenção da sede do órgão. “Eles cumprem com todos os horários, além de terem habilidades para o serviço prestado”, afirma.

O grupo contratado conta com pedreiros, eletricistas e jardineiros que têm colaborado com os serviços de limpeza, conservação e jardinagem da sede. O contrato assinado com o órgão é anual, podendo ser renovado caso tenham apresentado bons resultados durante o período de trabalho.