Após 63 anos, prédio onde funcionava IML de Maceió é devolvido à Ufal
Construído em estilo colonial e com uma das fachadas mais imponentes da capital, o antigo prédio da Faculdade de Medicina onde funcionou o Instituto Médico Legal Estácio de Lima foi devolvido oficialmente pela Perícia Oficial do Estado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), após vistoria realizada no prédio por representantes de ambos os órgãos.
A antiga Faculdade de Medicina foi inaugurada em 1951 e por 63 anos, o IML da capital alagoana funcionou no espaço, que pertence ao conjunto de prédios do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Em 2010, o local foi tombado como patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, e inscrito no livro de Tombo de Edifícios e Monumentos Isolados pela sua relevância histórica e arquitetônica, o que levou a desocupação do imóvel pelo IML.
O perito-geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas Manoel Melo, agradeceu em nome de toda sociedade alagoana e dos servidores da Perícia Forense pelos anos em que foi cedido o prédio histórico daquela instituição para abrigar a primeira unidade de medicina legal do estado.
“A sociedade não poderia esperar outra atitude de uma instituição que é celeiro dos mais altos níveis de conhecimento acerca dos direitos humanos e de busca pela verdade como é a Ufal", afirmou o perito-geral.
O chefe do IML de Maceió, o médico legista Fernando Marcelo, explicou que antes da entrega foi realizado um mutirão de limpeza na área interna e externa do prédio. O ossuário que existia no local foi desativado e o material foi transferido para a atual sede, após catalogação.
A professora Camila Carvalho da área de anatomia do ICBS, e Paulo Carvalho, gerente da superintendência de infraestrutura da Ufal, foram os representantes da universidade responsáveis pelo recebimento do prédio. Segundo os dois, ainda não há um projeto definido para o local, mas, que em breve haverá novidades para histórico prédio.
Últimas notícias
3ª Vara Criminal de Rio Largo promove mutirão de júris no mês de agosto
Polícia Civil investiga morte de gari executado no Vergel do Lago
Onze trechos do litoral de Alagoas estão impróprios para banho, aponta IMA
Cooperativa e administradores são condenados por fraude trabalhista no Agreste
Dia dos Pais deve injetar cerca de R$ 37,5 milhões no comércio de Maceió
Dia do Cachorro Caramelo é celebrado em Maceió pela importância da adoção
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
