Após 63 anos, prédio onde funcionava IML de Maceió é devolvido à Ufal
Construído em estilo colonial e com uma das fachadas mais imponentes da capital, o antigo prédio da Faculdade de Medicina onde funcionou o Instituto Médico Legal Estácio de Lima foi devolvido oficialmente pela Perícia Oficial do Estado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), após vistoria realizada no prédio por representantes de ambos os órgãos.
A antiga Faculdade de Medicina foi inaugurada em 1951 e por 63 anos, o IML da capital alagoana funcionou no espaço, que pertence ao conjunto de prédios do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Em 2010, o local foi tombado como patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, e inscrito no livro de Tombo de Edifícios e Monumentos Isolados pela sua relevância histórica e arquitetônica, o que levou a desocupação do imóvel pelo IML.
O perito-geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas Manoel Melo, agradeceu em nome de toda sociedade alagoana e dos servidores da Perícia Forense pelos anos em que foi cedido o prédio histórico daquela instituição para abrigar a primeira unidade de medicina legal do estado.
“A sociedade não poderia esperar outra atitude de uma instituição que é celeiro dos mais altos níveis de conhecimento acerca dos direitos humanos e de busca pela verdade como é a Ufal", afirmou o perito-geral.
O chefe do IML de Maceió, o médico legista Fernando Marcelo, explicou que antes da entrega foi realizado um mutirão de limpeza na área interna e externa do prédio. O ossuário que existia no local foi desativado e o material foi transferido para a atual sede, após catalogação.
A professora Camila Carvalho da área de anatomia do ICBS, e Paulo Carvalho, gerente da superintendência de infraestrutura da Ufal, foram os representantes da universidade responsáveis pelo recebimento do prédio. Segundo os dois, ainda não há um projeto definido para o local, mas, que em breve haverá novidades para histórico prédio.