Dia dos Pais: pesquisa revela preços de produtos masculinos mais procurados na capital
Levantamento reúne itens de vestuário, telefonia, artigos esportivos, perfumaria e eletroeletrônicos
Faltando poucos dias para o tradicional domingo de comemoração do Dia dos Pais, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou uma pesquisa de preço de produtos e artigos masculinos que são mais procurados pelos filhos na hora de fazer a escolha do presente. O levantamento foi realizado em vários estabelecimentos de Maceió e reúne itens de grupos como vestuário, acessórios, telefonia, artigos esportivos, perfumaria e aparelhos eletroeletrônicos.
Conforme os dados do levantamento, o produto que teve a baixa mais significativa foi o boné, com variação negativa de 6,95%. As tradicionais carteiras sofreram aumento de 11,15%, quando comparado com o ano passado. Outros produtos que também tiveram os preços elevados foram o cinto (10,94%), os perfumes (7,39%) e as gravatas (3,40%), respectivamente.
E mesmo não sendo considerada a melhor data para vendas, o Dia dos Pais tem grandes possibilidades de aquecer o comércio maceioense em 2016. Pelo menos é o que explica o gerente de pesquisas da Seplag, Gilvan Sinésio.
“Em geral, percebe-se que há uma cautela na hora da compra. O cenário econômico atual no qual o país está inserido mostra que as perspectivas não são as melhores. No entanto, os vendedores e comerciantes estão investindo em promoções, já que, na maioria dos estabelecimentos, a ordem é não deixar passar qualquer oportunidade de venda”, pontua Sinésio.
Em relação aos produtos eletroeletrônicos, o estudo revela que, devido ao constante processo de modernização tecnológica e ao aumento do dólar, os aparelhos celulares sofreram uma alta de 21,64% em seus valores. Outro produto que merece destaque é o notebook que, neste ano, apresentou um aumento de 31,94%.
“É preciso entender que o cenário de instabilidade econômica e as medidas restritivas de consumo contribuíram para que alguns produtos tivessem seus preços alterados. Mas, mesmo com a alta constante do dólar, itens como GPS e som automotivo tiveram quedas de preços de 12,60% e 13,44%, respectivamente”, ressalta Sinésio.
Os artigos de vestuário também apresentaram variações interessantes para o período. A pesquisa aponta que houve aumentos em camisas sociais de manga curta, camisas polo e nas jaquetas.
Últimas notícias
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Carro faz retorno proibido e colide com viatura da Polícia Militar em Rio Largo
Prefeitura de Maceió instala lixeiras subterrâneas no conjunto Graciliano Ramos
Casal é preso em flagrante por estupro contra a filha de 2 anos em Tanque D'Arca
Filha faz apelo para mãe que sofreu princípio de infarto fazer angioplastia em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
