Dia dos Pais: pesquisa revela preços de produtos masculinos mais procurados na capital
Levantamento reúne itens de vestuário, telefonia, artigos esportivos, perfumaria e eletroeletrônicos
Faltando poucos dias para o tradicional domingo de comemoração do Dia dos Pais, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou uma pesquisa de preço de produtos e artigos masculinos que são mais procurados pelos filhos na hora de fazer a escolha do presente. O levantamento foi realizado em vários estabelecimentos de Maceió e reúne itens de grupos como vestuário, acessórios, telefonia, artigos esportivos, perfumaria e aparelhos eletroeletrônicos.
Conforme os dados do levantamento, o produto que teve a baixa mais significativa foi o boné, com variação negativa de 6,95%. As tradicionais carteiras sofreram aumento de 11,15%, quando comparado com o ano passado. Outros produtos que também tiveram os preços elevados foram o cinto (10,94%), os perfumes (7,39%) e as gravatas (3,40%), respectivamente.
E mesmo não sendo considerada a melhor data para vendas, o Dia dos Pais tem grandes possibilidades de aquecer o comércio maceioense em 2016. Pelo menos é o que explica o gerente de pesquisas da Seplag, Gilvan Sinésio.
“Em geral, percebe-se que há uma cautela na hora da compra. O cenário econômico atual no qual o país está inserido mostra que as perspectivas não são as melhores. No entanto, os vendedores e comerciantes estão investindo em promoções, já que, na maioria dos estabelecimentos, a ordem é não deixar passar qualquer oportunidade de venda”, pontua Sinésio.
Em relação aos produtos eletroeletrônicos, o estudo revela que, devido ao constante processo de modernização tecnológica e ao aumento do dólar, os aparelhos celulares sofreram uma alta de 21,64% em seus valores. Outro produto que merece destaque é o notebook que, neste ano, apresentou um aumento de 31,94%.
“É preciso entender que o cenário de instabilidade econômica e as medidas restritivas de consumo contribuíram para que alguns produtos tivessem seus preços alterados. Mas, mesmo com a alta constante do dólar, itens como GPS e som automotivo tiveram quedas de preços de 12,60% e 13,44%, respectivamente”, ressalta Sinésio.
Os artigos de vestuário também apresentaram variações interessantes para o período. A pesquisa aponta que houve aumentos em camisas sociais de manga curta, camisas polo e nas jaquetas.