Alagoas

Grupo suspeito de homicídio e tráfico é preso; líder ordenava crimes de dentro do presídio

Por 7 Segundos 17/08/2016 16h04
Grupo suspeito de homicídio e tráfico é preso; líder ordenava crimes de dentro do presídio
Grupo suspeito de homicídio e tráfico é preso; líder ordenava crimes de dentro do presídio - Foto: Marcos Araújo/ 7Segundos


Onze integrantes de uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas, assaltos e homicídios foram apresentados em coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), na tarde desta quarta-feira (17). Seis deles foram detidos na operação realizada de forma conjunta entre as polícias Civil e Militar, com apoio do Grupamento Aéreo. As prisões ocorreram no conjunto José Aprígio Vilela, situado no bairro do Benedito Bentes, em cumprimento a 14 mandados de prisão que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Uma décima segunda pessoa que não era foco das ações também foi detida porque tinha um mandado de prisão em aberto. Outros cinco suspeitos apresentados já cumpriam pena no Sistema Prisional, incluindo o líder do grupo.

Foram presos, suspeitos de pertencerem a organização: Bruno dos Santos Pereira; José Pereira da Silva, conhecido como ‘Vado’; José Antônio da Rocha Neto, o ‘Permanente’; Iris Gomes de Oliveira; Jonathan de Lima Cralos e Mônica Cordeiro da Silva, a ‘Negona’. Licher Silva do Nascimento, também foi detidO por ter um mandado de prisão em aberto. ElE não era alvo da ação.

Os reeducandos Sérgio dos Santos Pereira; Sidney Valdevino Farias Júnior, conhecido como ‘Barbosa ou Magal’; José Lucas ferreira, o ‘Gago’ e Adriano Carnaúba de Araújo, o ‘Voador’, também foram apresentados como integrantes do grupo.

Givaldo Vicente dos Santos, vulgo ‘Dô’, que também foi apresentado durante a coletiva, é apontado como o líder do grupo que atuava em três conjuntos do bairro do Benedito Bentes. Ele já cumpre pena no Sistema desde 2008. Segundo as investigações, a organização atuaria no Aprígio Vilela, e nos conjuntos Cidade Sorriso II e Freitas Neto, onde ele residia.

“Costumo dizer que em Maceió não temos mais de dez líderes do tráfico e não podemos perde-los de vista. Há um ano e dois meses, mais ou menos, realizamos uma operação no Aprígio Vilela e apreendemos mais de 150 kg de maconha do grupo do Givaldo, que seriam distribuídos nos conjuntos que ele domina. Efetuamos onze prisões, mas ainda assim ele não desistiu e recrutou novos integrantes. Também não desistimos dele e praticamente todos os novos integrantes foram apresentados hoje”, afirmou o delegado titular da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), Gustavo Henrique Barros.

O secretário da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, ressaltou que a ação foi resultado de um trabalho de cerca de 90 dias entre os setores de inteligência das polícias Civil e Militar e SSP. Ele comemorou o resultado e adiantou que toda a área de atuação da organização foi ocupada por forças da segurança.

“O objetivo foi alcançado. A quadrilha dominava a área e cometia delitos também em outras regiões da parte alta e Litoral Norte. Essa operação teve duas fases iniciais, a primeira foi a investigação e a segunda o cumprimento de 14 mandados, que resultaram na prisão de 12 integrantes da quadrilha. A terceira fase está acontecendo, que é a ocupação do Aprígio Vilela e entorno, para coibir a ação de criminosos. Essa etapa não tem data fechada para ser finalizada, só vamos desocupar quando a localidade estiver tranquila”, explicou.

Ainda segundo o secretário, a organização tinha um líder fora do Sistema Prisional, que morreu em confronto com a polícia há um mês. “Mas o cargo não ficou vago, outro assumiu no mesmo dia e continuaram praticando delitos”.

Bruno dos Santos Pereira foi apontado pela investigação como líder do grupo fora dos presídios, ele negou o envolvimento e disse que foi pego de surpresa e que seria trabalhador.

Confira no vídeo a versão apresentada por Bruno: