TRE/AL e Conseg discutem ação de policiais nas eleições municipais
Na tarde desta terça-feira (6), representantes do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) discutiram com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, a atuação de policiais militares que estariam fazendo segurança particular em atos de campanha política no interior de Alagoas.
Na oportunidade, o presidente do Conseg, juiz Maurício Brêda, entregou ao presidente do Tribunal um expediente narrando um incidente ocorrido na 17ª Zona Eleitoral, mais especificamente no município de São Luiz do Quitunde, fato que levou o promotor eleitoral responsável a reclamar por providências junto ao Conselho.
“Vários juízes e promotores eleitorais estão reclamando por providências relacionadas ao mesmo tema e o assunto foi amplamente discutido durante recente encontro de magistrados e segurança pública, o que ensejou reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública com vistas a encontrar mecanismos que indiquem soluções para a problemática”, evidenciou Maurício Brêda.
Também presentes, os conselheiros Dilmar Camerino e Antônio Carlos Gouveia narraram reclamações de juízes e promotores em relação ao clima de insegurança e violência que se instaura em algumas cidades alagoanas no período eleitoral.
“Esses policiais estão atuando como seguranças de candidatos e instaurando um clima de intimidação e violência nos eleitores, especialmente quando expõem suas armas de fogo durante a realização de eventos públicos”, ressaltou o procurador de Justiça Dilmar Camerino.
O presidente do TRE/AL, Sebastião Costa Filho, levará o assunto ao conhecimento dos demais integrantes do Pleno da Justiça Eleitoral alagoana na sessão da próxima quinta-feira (08), onde ficará definida a postura do Tribunal acerca do assunto.
Últimas notícias
Polícia Civil instaura inquérito para investigar feto encontrado em mochila em Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Sintietfal repudia feminicídio no CEFET-RJ e cobra ações contra misoginia nas instituições
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
