Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes começa hoje
Além da poliomielite, serão aplicadas vacinas contra mais tipos de doença, segundo Ministério da Saúde
A Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta segunda (19), em postos de saúde de todo o país. Pela primeira vez, jovens de 10 a 15 anos estão incluídos na ação, que também tem como público-alvo crianças de nove anos e menores de cinco anos.
Outra novidade é que, além da poliomielite, serão aplicadas vacinas contra mais tipos de doença. O objetivo é atualizar o cartão de vacinação da população nessa faixa etária e reduzir o número de não imunizados, principalmente entre adolescentes. "É um público mais resistente a buscar os serviços de saúde", diz a coordenadora-geral substituta do Programa Nacional de Imunizações, Ana Goretti.
Ao todo, serão ofertadas 26 milhões de doses. Dessas, 19 milhões são de doses extras contra a hepatite A, poliomielite e febre amarela, por exemplo, além de tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), pentavalente, entre outras.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), ressalta a importância de receber todas as doses das imunizações. "Não adianta você vacinar uma dose e não colocar a segunda ou a terceira. Dependendo do tipo de vacina, a imunização não acontece", afirma.
A campanha seguirá até o dia 30 de setembro. O dia de mobilização nacional, chamado de "dia D", ocorrerá em 24 de setembro.
MUDANÇAS NAS VACINAS
Em janeiro, o Ministério da Saúde alterou o esquema de dosagem de quatro vacinas : poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. As mudanças atendem a recomendações de especialistas e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
No caso da pólio, por exemplo, a proteção passou a ser feita com três doses injetáveis (2º, 4º e 6º mês de vida) e dois reforços orais, a "gotinha" (15º mês e aos quatro anos). Antes, ela era feita com duas doses injetáveis e três orais.
A vacina contra o HPV, indicada para meninas de 9 a 13 anos, passou a ser aplicada em duas doses –antes eram três. A alteração ocorre após estudos mostrarem que não há mudanças na proteção com a redução de uma dose.
Já a meningocócica agora é dada um pouco mais cedo, dos 12 meses aos quatro anos, e a pneumocócica, em duas doses (2º e 4º mês), com reforço a partir de 12 meses.

O que é
Durante um período de 12 dias, pais e responsáveis podem levar crianças e adolescentes à rede pública para tomar gratuitamente vacinas que estejam atrasadas. Como houve mudanças no Calendário Nacional de Vacinação em 2016, muitos podem estar com a caderneta incompleta.
Público-alvo
Poderão ser vacinadas crianças menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias) e de nove anos, além de jovens de dez a 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Não há uma meta de imunização estipulada pelo governo.
Quando
A campanha começa na próxima segunda-feira (19) e vai até 30 de setembro. O chamado "dia D", com maior mobilização nacional, será realizado no sábado, dia 24 de setembro.
Onde
Serão cerca de 36 mil locais fixos de vacinação e 350 mil profissionais envolvidos na campanha. O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de diferentes tipos de vacina para postos de saúde de todos os Estados.
Últimas notícias
Agentes do Ronda no Bairro prendem foragido da Justiça na orla de Maceió
O encontro de Moraes com o presidente do BRB na mansão de Vorcaro, do Master
Detran/AL elimina baliza, meia-embreagem e libera uso de veículos particulares
Caiado diz que deixará o União Brasil e negocia novo partido para disputar Presidência
Uneal informa sobre procedimentos para pré-matrícula dos candidatos do Sisu 2026
Governo envia à ALE projeto de lei para criação do Fundo de Fomento ao Artesanato Alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
