Documentos mostram que pedido de empréstimo feito por Rui Palmeira não está garantido
Desde o início da eleição, o candidato à reeleição por Maceió, atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), tem divulgado como principais propostas os programas “Nova Maceió” e “Maceió de Frente pra Lagoa”, que seriam viabilizados com recursos oriundos de empréstimos com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e o CAF – Comissão Andina de Fomentos, instituições financeiras internacionais, e que, segundo Palmeira, estariam “garantidos”.
Ocorre que o deputado federal e também candidato JHC (PSB) achou a conversa toda muito estranha. JHC fez pedido de informações ao Ministério do Planejamento e obteve, com exclusividade, informações de que esses empréstimos não estão garantidos. Na verdade, segundo o candidato, encontram-se em estágio inicial.
“Como mostrado no documento obtido por mim, esses pedidos de empréstimos ainda serão submetidos à Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria da Fazenda Nacional, terão eventuais cláusulas discutidas e aprovadas por essas entidades e também pelas entidades financiadoras. Depois disso, o Executivo encaminha uma mensagem ao Senado Federal para que, na Comissão de Assuntos Econômicos daquela Casa, o pedido seja analisado, votado e – quem sabe – aprovado, e apenas após todo esse processo, que, segundo informações do (Ministério do) Planejamento dura entre 18 a 24 meses, é que os recursos estarão disponíveis”, esclareceu JHC.
O assunto foi trazido à tona por JHC nos debates ocorridos por ocasião das eleições, com o candidato à reeleição Rui Palmeira confirmando que esses recursos estão garantidos, inclusive acusando JHC de “pessimismo”.
“Não sou pessimista, ao contrário: quando chegar à prefeitura, não medirei esforços para acelerar esses empréstimos, porém devemos analisar a vantajosidade para Maceió, já que os contratos são feitos em dólar e sofrem influência da variação cambial”, disse JHC.
É mais um ingrediente ácido na campanha eleitoral, que após um início de debates ferrenhos entre Cícero Almeida (PMDB) e Rui Palmeira, parece ter evoluído para uma polarização entre o tucano e o candidato do PSB.
Últimas notícias
França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita
Deputados retomam trabalho na Assembleia Legislativa com foco nas urnas
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vereador articula sessão para debater Plano Diretor e conter avanço imobiliário em Maceió
Urbanização do Renasce Salgadinho entra na reta final de serviços
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
