Documentos mostram que pedido de empréstimo feito por Rui Palmeira não está garantido
Desde o início da eleição, o candidato à reeleição por Maceió, atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), tem divulgado como principais propostas os programas “Nova Maceió” e “Maceió de Frente pra Lagoa”, que seriam viabilizados com recursos oriundos de empréstimos com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e o CAF – Comissão Andina de Fomentos, instituições financeiras internacionais, e que, segundo Palmeira, estariam “garantidos”.
Ocorre que o deputado federal e também candidato JHC (PSB) achou a conversa toda muito estranha. JHC fez pedido de informações ao Ministério do Planejamento e obteve, com exclusividade, informações de que esses empréstimos não estão garantidos. Na verdade, segundo o candidato, encontram-se em estágio inicial.
“Como mostrado no documento obtido por mim, esses pedidos de empréstimos ainda serão submetidos à Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria da Fazenda Nacional, terão eventuais cláusulas discutidas e aprovadas por essas entidades e também pelas entidades financiadoras. Depois disso, o Executivo encaminha uma mensagem ao Senado Federal para que, na Comissão de Assuntos Econômicos daquela Casa, o pedido seja analisado, votado e – quem sabe – aprovado, e apenas após todo esse processo, que, segundo informações do (Ministério do) Planejamento dura entre 18 a 24 meses, é que os recursos estarão disponíveis”, esclareceu JHC.
O assunto foi trazido à tona por JHC nos debates ocorridos por ocasião das eleições, com o candidato à reeleição Rui Palmeira confirmando que esses recursos estão garantidos, inclusive acusando JHC de “pessimismo”.
“Não sou pessimista, ao contrário: quando chegar à prefeitura, não medirei esforços para acelerar esses empréstimos, porém devemos analisar a vantajosidade para Maceió, já que os contratos são feitos em dólar e sofrem influência da variação cambial”, disse JHC.
É mais um ingrediente ácido na campanha eleitoral, que após um início de debates ferrenhos entre Cícero Almeida (PMDB) e Rui Palmeira, parece ter evoluído para uma polarização entre o tucano e o candidato do PSB.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
