Procurador Eleitoral fiscaliza eleições no Cepa e inibe 'boca de urna'
No dia da eleição é proibida a aglomeração de pessoas vestidas de forma uniformizada
Na tarde deste domingo (2), o Procurador Regional Eleitoral Marcial Duarte Coêlho esteve no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), maior agrupamento de escolas estaduais da capital alagoana, e adotou medidas para inibir a "boca de urna" de candidatos e correligionários.
Em ronda, o procurador regional eleitoral constatou a presença de diversos candidatos, acompanhados de correligionários, todos vestidos de forma semelhante, com cores e adesivos que os identificavam. A simples aglomeração de pessoas e/ou seus posicionamentos parados na entrada do complexo educacional configura propaganda ilegal, delito de boca de urna.
A fim de impedir que a situação continuasse e que fosse necessário o uso de força policial, o procurador eleitoral Marcial Coêlho orientou os suspeitos de "boca de urna" para que fossem embora e evitassem atos ilegais. Com o fim de ver cumprida a lei, o procurador solicitou que o policiamento local cumprisse a lei se quando saísse a situação voltasse a ocorrer.
No dia da eleição é proibida a aglomeração de pessoas vestidas de forma uniformizada. Fazer propaganda eleitoral, nas proximidades das seções de votação, também. Ambas as ações são consideradas boca de urna, o que é proibido por lei. A pena prevista para o delito varia de seis meses a um ano de prisão e pagamento de multa. A norma visa resguardar a liberdade do voto.
"É permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor, por meio de camisetas, broches, bonés ou adesivos em veículos. Mas a aglomeração de pessoas com os mesmos carácteres configura boca de urna e não podemos permitir que as pessoas ajam à revelia da lei, agravado pela situação acintosa que foi identificará no Cepa. Contamos com a colaboração dos candidatos para que as eleições continuem ocorrendo da forma calma como se deu até agora", explicou Marcial Coêlho após a fiscalização no Cepa.
As campanhas de candidatos a prefeito e vereador para as eleições municipais deste ano estão sendo acompanhadas de perto pelo Ministério Público Eleitoral.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
