IMA monitora focos de queimadas em áreas de Proteção Ambiental em AL
Ação acontece, principalmente, devido ao aumento de incidência em período de safra da cana de açúcar
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) fazem nesta terça-feira (4) fiscalização e monitoramento nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Murici e Pratagy. A equipe verifica ocorrência de quatro focos de queimadas com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Amanhã, o monitoramento acontece na APA de Santa Rita.
Desde setembro, o monitoramento de focos de queimada tem sido intensificado pelo órgão ambiental. A ação acontece devido ao aumento de incidência em período de safra da cana de açúcar, que coincide com a época de diminuição das chuvas em Alagoas.
O monitoramento conta com o apoio do Inpe, que fornece os dados colhidos via satélite, identificando os pontos onde há ocorrência de focos de queimadas. Segundo a assessora da APA de Pratagy, Heloisa Oliveira, serão verificados dois locais em Messias e outros dois em Joaquim Gomes, situados na APA de Murici.
Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, afirma que, através do monitoramento, é possível verificar o total de área queimada e qual tipo de vegetação atingida. “No local as assessoras poderão identificar os responsáveis, aplicar as medidas legais para a infração, ocasionando multa em caso de flagrante”, explica.
Segundo Esdras Andrade, geógrafo e gerente de Geoprocessamento do IMA, conforme a lei nº 7454 de 2003, a Queima Controlada deve ser autorizada pelo órgão ambiental. “Nós emitimos uma autorização prévia para que sejam realizadas as queimadas de forma regular. É necessário que a atividade atenda às condicionantes impostas na legislação”, afirmou.
Para receber autorização de Queima Controlada, usineiros e proprietários rurais devem se dirigir ao IMA com o relatório da programação para análise técnica. Áreas que estiverem com pendências de pagamento da safra anterior precisam ter suas dívidas sanadas para que possam receber a autorização de queima no próximo período.
Além do auxílio feito pelo Inpe, o IMA ainda conta com apoio do Sistema de Georreferenciado de Monitoramento de Ocorrências na Rede Elétrica, da Eletrobras, e da população através de denúncias. Em caso de queimadas irregulares, é possível fazer denúncias através do aplicativo IMA Denuncie, disponível para smartphones, ou pelo canal verde, no número 0800 082 1553.
Últimas notícias
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos
Polícia inicia investigações sobre briga de irmãos que terminou em morte à facadas no Pilar
Sine Alagoas oferece 2.372 vagas de emprego esta semana
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
