Marcelo Beltrão e prefeita eleita de Jequiá da Praia recebem recomendações do MPE
O município de Jequiá da Praia deu início à institucionalização do processo de Transição de Governo. Na manhã desta quinta-feira (03), o prefeito Marcelo Beltrão (PRB) esteve na 2ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos para uma audiência sobre a Transição Legal.
Acompanhados do procurador do município, Carlos Henrique Mousinho, Marcelo Beltrão e a prefeita eleita Jeannyne Beltrão, receberam das mãos da promotora Stela Valéria Cavalcante, a Recomendação nº 001/2016, expedida pela Procuradoria Geral de Justiça e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Estado de Alagoas, que regulamenta o processo de Transição de Governo.
No documento, o Ministério Público Estadual recomenda, além da formação de uma Comissão Mista de Transição de Governo e que o trabalho tenha início 45 dias antes da posse do novo gestor, outros nove “mandamentos”, assim chamados pelo promotor José Carlos Castro, durante evento realizando em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos.
São eles: Garantir acesso da comissão aos documentos e dados disponíveis da prefeitura; Cumprimento do art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que veda a contração despesas nos dois últimos quadrimestres dos mandato; Preservar e guarda de documentos e dados com servidores estáveis, e não deixá-los com os escritórios jurídicos ou de contabilidade contratados; Não fazer doação de bens públicos; Garantir a continuidade dos serviços essenciais; Pagamentos em dia; Realização de prestação de contas; Proibição de saque de dinheiro na boca do caixa ( resolução 06/ 13 TCE), efetivar apenas em cheque nominal ou através de ordem bancária; E, por fim, não realizar festas.
O prefeito Marcelo Beltrão apoia a regulamentação da transição de governo e destaca que todas as providências necessárias para que o processo ocorra da melhor maneira em Jequiá da Praia, já estão sendo tomadas.
“Esta parceria entre a AMA e os órgãos de controle é muito importante neste momento, principalmente para o planejamento de um novo mandato. Em Jequiá da Praia, nós já enviamos o projeto que institucionaliza a transição para a Câmara Municipal e, tão logo seja aprovado, nós nomearemos a comissão e iniciaremos os trabalhos na data estipulada pelo MP, que é 15 de novembro”, ressaltou o prefeito Marcelo Beltrão.
Transição Legal
A campanha Transição Legal é uma iniciativa do Ministério Público Estadual que tem como base a Recomendação nº 001/2016 da Procuradoria Geral de Justiça e serve de convite para os alagoanos denunciarem irregularidades nas prefeituras municipais.
O MPE recomenda aos atuais e futuros ocupantes do cargo de prefeito dos Municípios a adoção de medidas para instauração e funcionamento da comissão de transição. O procedimento também orienta os promotores de Justiça para fiscalização do efetivo cumprimento das normas de responsabilidade fiscal, transparência e moralidade administrativa, no que se refere às transições de gestões municipais.
Para denunciar irregularidades nas Prefeituras do Municípios, a população pode acessar o site do Ministério Público do Estado de Alagoas e fazer uso da ferramenta Denúncia Online. Para mais informações sobre a campanha, a Procuradoria Geral de Justiça disponibiliza o telefone (82) 2122-3517.
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
