Nordeste permanece como destino preferido dos turistas brasileiros, aponta Mtur
Com a crise presente no Brasil, os turistas estão procurando opções de viagem mais baratas, nesse contexto o Nordeste tem se destacado no fluxo de visitantes. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, a região continua sendo o destino preferido no turismo interno.
Em outubro, o percentual de brasileiros que desejam viajar nos próximos 6 meses subiu de 22,4% para 26,3%, quando comparado ao mesmo mês de 2015. De acordo com a pesquisa, 8 em cada 10 (80,9%) potenciais turistas escolheriam destinos nacionais em caso de viagem. O Nordeste é o destino predileto dos entrevistados, com 44,4% de preferência, ficando a frente da região Sudeste, segunda colocada com 23%.
Seguindo essa tendência, Alagoas tem se destacado no turismo doméstico, mantendo indicadores positivos mês a mês. Segundo dados da Infraero, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Associação das Empresas Aéreas (ABEAR) – entre os meses de janeiro e setembro - o estado apresentou um crescimento de 9,18% no fluxo de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Zumbi dos Palmares, quando comparado ao mesmo período de 2014. Os hotéis de Alagoas também apresentaram um aumento das estatísticas. A taxa de ocupação hoteleira foi de 67,68%, crescendo 4,31%.
Os dados revelam o resultado do trabalho estratégico realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Recentemente, foram assinadas as concessões do regime especial do ICMS sobre o QAV, o Querosene da Aviação, para as empresas Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Azul Linhas Aéreas, o que barateou o custo de operação, garantindo mais voos e consequentemente mais desembarques no estado.
Outra medida de destaque foi a obtenção dos fretamentos semanais vindos de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Alagoas terá ainda voos extras vindos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que começarão a ser operados a partir do dia 16 de dezembro, além do voo direto ligando o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Maceió, que já está em atividade desde o último sábado, 05.
“Tudo isso é fruto de uma série de ações desempenhadas pela Sedetur, estamos conseguindo evoluir graças a essas atividades desenvolvidas em parceria com a iniciativa privada. Estamos procurando sempre trazer incentivos e articular medidas para incentivar o crescimento do turismo em Alagoas”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
A pesquisa entrevistou 2 mil famílias em sete capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
