Forte terremoto atinge a Nova Zelândia e provoca tsunami
Governo afirmou que o tremor gerou tsunami com ondas de dois metros, que atingiram a costa leste
Um forte terremoto de magnitude 7,8, seguido por várias réplicas, foi registrado a cerca de 90 quilômetros ao nordeste da cidade de Christchurch, na ilha sul da Nova Zelândia, às 23h no horário local (9h em Brasília) deste domingo (13), segundo o Departamento Geológico dos Estados Unidos. O governo neozelandês afirma que o tremor gerou um tsunami com ondas de dois metros de altura, que atingiram a costa leste da ilha sul.
A Defesa Civil do país alertou moradores da região a buscarem abrigo em áreas mais altas. Segundo o órgão, ainda é cedo para avaliar danos e saber se houve feridos ou mortos. "Espero que estejam todos em segurança após o terremoto desta noite", disse o primeiro-ministro do país, John Key, em mensagem no Twitter.
O terremoto derrubou o fornecimento de eletricidade em algumas áreas e levou pessoas para as ruas da capital Wellington (na ilha norte). Há relatos de construções danificadas na pequena cidade rural de Cheviot, próxima ao epicentro. Segundo o serviço de ambulâncias do país, ainda não houve nenhum chamado para atendimento de feridos.
O site do órgão do governo da Nova Zelândia responsável por emitir informações sobre riscos geológicos apontou que o tremor foi sentido em todo o país.
Christchurch, a maior cidade da ilha sul do país, sofreu outro forte terremoto em fevereiro de 2011, quando 185 pessoas morreram.
Tamsin Edensor, moradora de Christchurch e mãe de dois filhos, disse à agência de notícias Associated France Press que o tremor durou um "longo tempo". "Estávamos dormindo e acordamos com a casa tremendo", disse.
Edensor contou que não havia sinais de danos em sua rua e que a energia não havia sido cortada. "Estamos sentido réplicas [do terremoto] no momento. Vamos estocar suprimentos e água por garantia."
"A casa inteira sacudiu como se fosse uma cobra, alguns objetos espatifaram-se no chão e a eletricidade foi cortada", disse uma moradora de Takaka, também na ilha sul, em entrevista a uma rádio local. (Com agências internacionais)
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
