Vandalismo em sinalizações das piscinas naturais da Pajuçara são identificados pelo IMA
Depredação na sinalização da Piscina do Amor, na enseada da Pajuçara, tem sido um problema recorrente durante as fiscalizações do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL). Essa semana a equipe verificou vandalismo nas placas e boias repostas dois meses atrás.
Segundo Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, a situação é recorrente em todos monitoramentos da equipe. “Foram verificadas boias quebradas, furadas e algumas retiradas. Nós estamos adquirindo novas boias para repor durante a próxima maré baixa. Essa reposição tem sido constante devido aos vandalismos”, afirmou o coordenar.
Produzidas artesanalmente pela equipe do Gerco, com materiais reaproveitados e a partir de um modelo utilizado em uma zona de exclusão existente em Pernambuco, o trabalho de instalação das boias foi iniciado em junho de 2015.
A sinalização é importante, pois demarca a zona de exclusão que protege os diversos organismos marinhos. “Os recifes dos corais são organismos vivos e frágeis, não resistem a choques físicos. Associado a esses ambientes nós temos uma biodiversidade muito grande. Esse processo de preservação da biodiversidade auxilia inclusive na redução do processo erosivo no litoral”, explica Ricardo César.
A região conhecida como Piscina do Amor foi transformada em zona de exclusão em junho de 2015. A resolução nº 97/2015 publicada no Diário Oficial define a zona de exclusão para exploração, explotação e usos diversos, como a pesca, turismo, recreação, prática de esportes, tráfego e fundeio de embarcações numa distância de 20 metros, em relação à borda do recife, e com área de aproximadamente de 42 hectares.
A equipe pretende intensificar a fiscalização e monitoramento na Piscina do Amor, Pajuçara , Paripueira e áreas recifais do Francês nos próximos meses que marcam a alta temporada de turismo.
Conduta Consciente
Além de intensificar a fiscalização e o monitoramento, a equipe do Gerco retorna as atividades do projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais, que orienta banhistas no uso e conservação das áreas protegidas. O projeto faz cumprir determinação da resolução nº 04/96, do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram)
Últimas notícias
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
