Reforma da Previdência gera clima de incerteza e eleva pedidos de aposentadoria em Alagoas
Procura pelo benefício por servidores públicos mais que dobrou em comparação ao ano passado

A reforma da Previdência Social, proposta pelo presidente Michel Temer, que ainda espera aprovação em Brasília, está gerando um clima de incerteza tanto na iniciativa pública quanto na privada. Servidores e trabalhadores de todo o Brasil resolveram se antecipar e requer a aposentadoria o quanto antes. Em Alagoas, o cenário é o mesmo.
Conforme noticiado pela reportagem da TV Ponta Verde – afiliada ao SBT, os pedidos de aposentadoria no Estado mais que dobraram em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro de 2016, mais de 600 benefícios foram concedidos a servidores públicos. O número impressiona. Durante todo o ano de 2015, foram 246 requisições. Na iniciativa privada, segundo o INSS, apenas em Alagoas, foram quase 11mil pedidos este ano: 4% a mais que 2015.
Desde 2013 que o Ministério do Planejamento não registrava recordes no setor. Gilvanete Oliveira, gerente executiva do INSS, afirma que vários fatores estimularam os trabalhadores a se anteciparem. “Nós estamos na expectativa de uma reforma onde está se prevendo um aumento de idade e de tempo. Isso faz com que muitas pessoas que tem condições de se aposentar, ou acreditam que já atingiram esse patamar, a buscarem a aposentadoria com medo de prejuízos”, explica.
O desemprego e a crise econômica, segundo ela, também contribuem para a mudança de cenário. “O desemprego no Brasil cresceu consideravelmente”, resumiu.
O texto da reforma da Previdência será enviado para a Câmara dos Deputados quando o Senado votar a PEC 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. As mudanças, no entanto, deixam o trabalhador em dúvida ou até mesmo insatisfeito. Entre os principais mudanças estão o aumento da idade mínima, o fim da aposentadoria especial e a redução da pensão por morte.
A reportagem completa consta no Jornal do Dia. Confira, abaixo, o vídeo!
Últimas notícias

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal

Casal efetua manutenção em conjunto motobomba que abastece Pariconha

Em Matriz do Camaragibe, Rafael Brito garante nova UBS que levará nome do Papa Francisco
PNAB em Arapiraca: Editais incentivam cultura junina e ocupação de espaços públicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
