Reforma da Previdência gera clima de incerteza e eleva pedidos de aposentadoria em Alagoas
Procura pelo benefício por servidores públicos mais que dobrou em comparação ao ano passado
A reforma da Previdência Social, proposta pelo presidente Michel Temer, que ainda espera aprovação em Brasília, está gerando um clima de incerteza tanto na iniciativa pública quanto na privada. Servidores e trabalhadores de todo o Brasil resolveram se antecipar e requer a aposentadoria o quanto antes. Em Alagoas, o cenário é o mesmo.
Conforme noticiado pela reportagem da TV Ponta Verde – afiliada ao SBT, os pedidos de aposentadoria no Estado mais que dobraram em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro de 2016, mais de 600 benefícios foram concedidos a servidores públicos. O número impressiona. Durante todo o ano de 2015, foram 246 requisições. Na iniciativa privada, segundo o INSS, apenas em Alagoas, foram quase 11mil pedidos este ano: 4% a mais que 2015.
Desde 2013 que o Ministério do Planejamento não registrava recordes no setor. Gilvanete Oliveira, gerente executiva do INSS, afirma que vários fatores estimularam os trabalhadores a se anteciparem. “Nós estamos na expectativa de uma reforma onde está se prevendo um aumento de idade e de tempo. Isso faz com que muitas pessoas que tem condições de se aposentar, ou acreditam que já atingiram esse patamar, a buscarem a aposentadoria com medo de prejuízos”, explica.
O desemprego e a crise econômica, segundo ela, também contribuem para a mudança de cenário. “O desemprego no Brasil cresceu consideravelmente”, resumiu.
O texto da reforma da Previdência será enviado para a Câmara dos Deputados quando o Senado votar a PEC 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. As mudanças, no entanto, deixam o trabalhador em dúvida ou até mesmo insatisfeito. Entre os principais mudanças estão o aumento da idade mínima, o fim da aposentadoria especial e a redução da pensão por morte.
A reportagem completa consta no Jornal do Dia. Confira, abaixo, o vídeo!
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
