Polícia

SSP apresenta suspeitos de integrar quadrilha especializada em clonagem de veículos

Grupo atuava no interior pernambucano e em Arapiraca; investigações duraram dois meses

Por 7 Segundos 30/11/2016 12h12
SSP apresenta suspeitos de integrar quadrilha especializada em clonagem de veículos

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas apresentou, no final da manhã desta quarta-feira (30), na sede do órgão, localizada no Centro de Maceió, o resultado de uma operação integrada de combate a roubo, furto e clonagem de veículos deflagrada nessa terça-feira (29), na cidade de Maceió e em Águas Belas, interior de Pernambuco.

Duas pessoas foram presas e cinco veículos foram apreendidos na ação, que contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e setor de Inteligência da Polícia Civil. “Essa operação é muito importante para a Segurança Pública porque atinge uma modalidade de crime que incomoda demais a população alagoana, que é roubos e furtos de veículos”, destacou o titular da SSP no início da entrevista com os jornalistas.

Os detidos, identificados como Fabiano Ferreira da Silva, 39, e Paulo Victor Silva Santos, 20, integram uma quadrilha especializada neste tipo de crime e já vinham sendo investigados há cerca de dois meses. O primeiro foi preso em Pernambuco, enquanto o outro foi capturado na cidade de Arapiraca, Agreste de Alagoas.

O modus operandi do bando possuía, geralmente, atividades específicas de atuação. Eles costumavam clonar veículos e também realizavam encomendas para atender a criminalidade. Ainda segundo Lima Júnior, a quadrilha atuava em quase todas as cidades de Alagoas e também possuía ramificações no estado vizinho. Além das prisões, foram apreendidos quatro automóveis e uma motocicleta.  

Os criminosos costumavam furtar ou roubar carros populares como Gol e Celta. Dentre os recolhimentos, também consta um Chevrolet Meriva. Os carros não foram encaminhados para a SSP por questões de logística e permanecem na garagem da sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, em Maceió. As investigações continuam porque ainda existem outros suspeitos investigados e com mandados de prisão em aberto pela Justiça.

FALSIFICAÇÃO ARTESANAL “REFINADA” 

Segundo a delegada Maria Angelita, os criminosos falsificavam placas de veículos de maneira “refinada”, bem como documentos e outros artigos automotivos. 

“É uma organização criminosa bem organizada onde o Fabiano funciona como um dos líderes do grupo e tinha uma base montada em Águas Belas. Ele sempre viajava de Pernambuco para Alagoas, principalmente para Arapiraca. O Paulo Victor funcionava como um aprendiz do Fabiano, então ele era uma pessoa que já sabia como falsificar os chassis”, explicou. Os veículos encomendados eram solicitados pelas pessoas com caraterísticas determinadas e eram vendidos por cerca de quatro ou cinco mil reais.

Quatro pessoas suspeitas de participação no esquema criminoso já foram identificadas e estão sendo procuradas pela polícia.

OPERAÇÃO DOLLY

O nome da operação, intitulada “Dolly”, remente a primeira ovelha clonada no mundo, em 5 de julho de 1996. Á época, muitos celebraram a tomada do controle humano sobre o DNA e o procedimento surgiu como uma prévia de futuros avanços na área médica como o transplante de órgãos.

Cortesia/SSP