Bancários e vigilantes protestam contra fechamento de agências bancárias em AL
Com a paralisação, os funcionários que chegaram foram se aglomerando em frente à sede, onde foi realizada uma assembleia geral
Funcionários do Banco do Brasil em Alagoas realizaram nesta quarta-feira (30) um dia de luta para protestar contra o pacote de reestruturação anunciado pela empresa. O foco das manifestações foi o prédio central do BB, onde funcionam a superintendência estadual, três agências e diversos departamentos. O local foi isolado desde as 6h, e nem o superintendente entrou para trabalhar.
Com a paralisação, os funcionários que chegaram foram se aglomerando em frente à sede, onde foi realizada uma assembleia geral. Representantes do Sindicato dos Bancários e empregados do banco revezaram-se nos pronunciamentos, denunciando as consequências e o que consideram as verdadeiras intenções da reestruturação: “enxugar, desestruturar e preparar o BB para a privatização”.
“E tudo vem sendo feito sem transparência, sem que os trabalhadores saibam qual vai ser o seu futuro dentro do banco”, destacou Arivoneide Moraes, diretora do Sindicato e funcionária do BB. O fechamento de agências, o desligamento de funcionários pelo plano de aposentadoria incentivada, o fim das gerências administrativas e a extinção de funções, entre outras medidas, causarão, segundo o Sindicato, um impacto significativo, mas o banco não explicou até agora para onde vão e como vão ficar os funcionários atingidos.
“A revolta entre os trabalhadores é grande e todos sabem que a dita reestruturação faz parte de um estratagema do governo ilegítimo de Michel Temer, cujo objetivo é retirar direitos dos trabalhadores, reduzir o tamanho e a responsabilidade do Estado, entregar o patrimônio público à iniciativa privada e elevar o lucro do capital financeiro”, observa o presidente do Seec-AL, Jairo Santos.
De acordo Jairo Santos, a reestruturação do BB, que logo chegará à Caixa Econômica Federal, vem em paralelo ao congelamento dos gastos públicos (inclusive na saúde e educação), à reforma da Previdência, à reforma trabalhista e ao desmonte de várias conquistas sociais obtidas nos últimos 16 anos.
O dia de luta dos funcionários do BB contou com o apoio da população e de diversas entidades, entre elas a CUT-AL e o Sindicato dos Vigilantes, que também se pronunciaram durante os protestos. “O movimento teve ampla cobertura da imprensa, ajudando a repercutir a indignação dos trabalhadores, que não é só com os efeitos internos do pacote, mas também com os prejuízos que serão gerados à população”, avalia o Sindicato.
“Querem tirar o caráter social e público do BB, além de piorar o atendimento e dificultar o acesso da população”, alertou Juan Gonzalez, diretor de Comunicação do Sindicato. As agências e postos de atendimento que serão extintos em Alagoas são justamente em comunidades carentes que necessitam de um banco público, como a do Jacintinho, em Maceió. “O banco só está pensando na eficiência financeira, no lucro. Este é o novo modelo que estão trazendo para o BB”, completou.
Além dos pronunciamentos dos dirigentes sindicais e funcionários, o ato contou com apresentações teatrais, nas quais atores bancários satirizaram as medidas anunciadas pelo banco. Eles cantaram paródias de músicas criticando a reestruturação, as ameaças do governo Temer aos direitos trabalhistas e convocando a sociedade para reagir. As pessoas que passavam participaram de enquete, onde puderam opinar e se pronunciar.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
